Será realizado nesta quarta-feira, 21/07, o VIII Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal, um evento científico on-line que faz parte das atividades do Julho Verde, mês de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço. A campanha foi lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e conta com a participação de equipes multiprofissionais de todo o Brasil
O evento conta com a participação de profissionais do Hospital Professor Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) e é coordenado pela professora Liliane Grando, coordenadora do Ambulatório de Estomatologia do HU, Cláudia Mituuti, coordenadora do Ambulatório de Disfagia do HU e Alessandra da Silva, professora de Estomatologia da Unisul.
Serão apresentadas as palestras “Impactos da Pandemia no diagnóstico precoce e nos tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço”, com Gustavo Phillipi de Los Santos, “Técnicas avançadas de Radioterapia e seus impactos na sobrevida do paciente”, com Cristina Almeida, “Novas próteses de laringe fornecidas pelo SUS”, com Cintya Meneguel e “Cuidados e aspectos a serem considerados na extração dental em pacientes irradiados”, com Aira Bonfim dos Santos. As inscrições podem ser realizadas aqui.
O Julho Verde foi oficialmente criado pela Lei 8086/2017, que institui 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço para conscientização e combate a esses tipos de cânceres, sendo que a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) lidera esta campanha desde seu início. A parceria entre a ACBG e o Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU acontece há 3 anos.
O HU-UFSC participa desta mobilização realizando ações de conscientização e orientações sobre o tema, por meio da Unidade Cérvico-Facial e de seus serviços de Odontologia Hospitalar, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e dos Cursos de Fonoaudiologia e de Odontologia da UFSC.