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Florianópolis, 25 novembro 2024
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Prestes a completar 95 anos, Ponte Hercílio Luz receberá licitação para manutenção permanente

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Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade também está em vias de oficializar posse em definitivo da histórica travessia

A Ponte Hercílio Luz completará 95 anos no dia 13 de maio e tem mais um motivo para celebração. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) está em vias de formalizar, com a empresa Teixeira Duarte, responsável pela reforma da travessia, o termo de recebimento em definitivo da obra. Além disso, prepara o lançamento da licitação para a contratação dos serviços de manutenção contínua na “Velha Senhora”. O secretário da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, explica que a manutenção permanente vai assegurar mais integridade, longevidade e segurança a este que é um “patrimônio dos catarinenses”.

O termo de recebimento marcará a tutela da estrutura em definitivo pelo Estado, que passa a se responsabilizar por todas as obras e serviços na travessia. A Hercílio Luz foi reaberta em dezembro de 2019, após uma complexa reforma que durou 13 anos.

A SIE e a empresa Teixeira Duarte estão definindo um cronograma para a conclusão de alguns serviços, especialmente na parte elétrica – que inclui a recomposição da fiação elétrica danificada pela ação de vândalos e que tem afetado a iluminação funcional da ponte. A previsão é que estes trabalhos sejam concluídos em 15 dias.  “Uma vez que o Estado receba a ponte em definitivo, passa a ter responsabilidade total sobre ela e por isso se torna iminente assegurar a sua manutenção”, contextualiza Tiscoski.

Monitoramento 24h

Devido às particularidades da Ponte Hercílio Luz, a sua manutenção requer atendimento especial, com equipes e serviços exclusivos como retoques, pintura, substituição de parafusos, troca de defensas danificadas, colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, colocação e substituição de itens das redes de segurança, substituição de componentes de iluminação, reparos em concretos e vedações, vigilância noturna, entre outros. A proposta para o serviço também contemplará a realização de inspeções mensais e elaboração de relatórios periódicos.

A previsão de vigência do contrato de manutenção é de três anos. A minuta para o edital de licitação está pela definição orçamentária para então ser oficialmente aberta. “É do interesse do Estado agilizar esse processo e assim garantir a devida manutenção e supervisão constantes da ponte. E claro, também dar segurança aos usuários que fazem uso dela”, completa o secretário da Infraestrutura.

Segurança constante

Outro aspecto importante está relacionado tanto à segurança tanto da Ponte quanto à mobilidade. Entre os serviços previstos no projeto de manutenção contínua está a vigilância, com profissionais contratados pela prestadora do serviço.”O contrato irá prever segurança com duas guaritas de vigilância, sendo uma no acesso continental e outra no acesso insular, onde teremos vigilância fora do expediente e nos feriados e finais de semana por 24 horas, tentando evitar assim depredações de uma minoria que ainda não aprendeu a respeitar uma obra adorada por todo o planeta”, explica o fiscal de restauração da ponte e atual diretor de projetos rodoviários da SIE, engenheiro José Abel da Silva.

Em outra frente, a SIE e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) estudam também a possibilidade de ocupação do policiamento ostensivo nas três pontes – Colombo Salles, Pedro Ivo e Hercílio Luz. Segundo o comandante PMRv, coronel Marcelo Egídio Costa, por estarem sob a jurisdição da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o policiamento nas três travessias é de competência da Polícia Militar Rodoviária.

O estudo, adianta Egídio, está em fase inicial, mas deve contemplar o policiamento constante, além da implantação de tecnologias de monitoramento, como câmeras de reconhecimento de placas de veículos e câmeras de reconhecimento facial nas passarelas de pedestres, além de painéis para orientação e informações aos usuários nas três pontes. “A ideia é garantir a presença policial de forma mais frequente para auxiliar na segurança da mobilidade e da segurança pública também”, explica o comandante da PMRv.

Patrimônio dos catarinense e do Brasil

Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz é um marco da engenharia e foi toda construída em aço, com projeto assinado pelo escritório norte-americano David Barnard Steinman. Por muitos anos foi a única ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente e logo se tornou o principal cartão postal de Florianópolis –  é o monumento mais fotografado do Estado.

A falta de manutenção no curso das décadas seguintes acarretou em uma série de problemas da sua estrutura, culminando com as interdições da passagem a partir da década de 1980 – sendo a segunda em 1992 e que perdurou até a conclusão da reforma definitiva em dezembro de 2019.

A recuperação da ponte demandou um grande esforço de engenharia e também gerou expectativa entre a população. Toda a reforma foi custeada pelo Governo do Estado. A entrega da ponte restaurada foi recebida com festa. Logo nos primeiros dias de reabertura, recebeu a visita de mais de 1,1 milhão de pessoas.

A visitação exclusiva ao público ainda acontece sempre aos finais de semana, com a liberação do vão central. Durante a semana, a passagem na pista é destinada ao tráfego de veículos particulares e de passageiros (com mínimo de duas pessoas por carro) e ônibus do transporte coletivo e seletivo urbano. “A história de muitos catarinense se confunde com a da Ponte Hercílio Luz. Ela é um marco, reconhecida como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município, do Estado e do Brasil”, comenta o secretário de Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, que também comandou a pasta e os destinos da Hercílio Luz na década de 1990.