Vice-presidente da Fecomércio SC considera como o "início da retomada econômica"
Os catarinenses conseguiram dar um presente mais especial no dia das mães deste ano, o segundo em meio à pandemia. Pesquisa da Fecomércio SC mostrou que o gasto dos consumidores cresceu 30% em relação a 2020, com tíquete médio de R$ 278,88 – descontada a inflação, o que representa um aumento real de 22%. Os dados foram colhidos junto a 382 empresas de sete cidades do estado – Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
"O resultado é muito positivo, mesmo comparado ao ano passado – época das medidas mais restritivas de combate à pandemia da Covid-19, que causaram insegurança e incerteza aos consumidores", considera Emilio Schramm, vice-presidente da entidade. "É uma luz, ainda tênue, no fim do túnel. É o início de nossa retomada econômica", acrescentou.
Um dado que merece destaque, segundo Schramm, foi o incremento das equipes, com 15,45% das empresas abrindo vagas. Os segmentos que mais aumentaram seus quadros foram os de floriculturas (61,3%), calçados (26,8%), perfumes/cosméticos (16,7%) e acessórios e vestuário (15,1%). "A geração de empregos é o indicador mais promissor do cenário verificado pela pesquisa", considera.
Outros registros positivos foram: o acréscimo de 93,54% nas vendas das lojas de departamentos, magazines e multicoisas e a melhoria no faturamento dos negócios, cerca de 28% a mais que em 2020, quando a queda foi de 32%. Entre os setores analisados, somente o de telefonia/comunicação apresentou queda (9,91%). Schramm defende o rigor nos protocolos de segurança sanitária e a aceleração na vacinação como saídas para a retomada do crescimento. "Precisamos evitar uma terceira onda de Covid-19, que além de dolorosas perdas, pode provocar nova retração na economia. Acima de tudo, devemos ter responsabilidade em nossos procedimentos diários".