Iniciativa do Sebrae/SC promove a internacionalização de micro e pequenas empresas com diversos eventos e capacitações ao longo do ano
O Programa Go To Market (GTM) é a principal aposta da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC para que pequenos negócios aumentem a competitividade e a rentabilidade da empresa e conquistem espaço e aumento de mercado nacional e internacional. As inscrições vão até junho, com preço acessível e subsídio de 70% do Sebrae para empresas catarinenses. Empreendedores de outros Estados ou países também podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo sebrae.sc/gtm2021
Com capacitação, diagnóstico de maturidade empresarial e plano de ação para ser colocado em prática ao longo do ano, o Sebrae mostra que a internacionalização é possível para os pequenos empreendedores, especialmente em um cenário de pandemia, em que é importante enfrentar as adversidades para continuar crescendo e se mantendo competitivo.
No formato Ensino a Distância (EAD), o empreendedor tem contato com especialistas, profissionais e empreendedores que vão compartilhar suas experiências e mostrar um passo a passo de como internacionalizar a empresa. O conteúdo é oferecido durante 30 encontros sobre a temática principal ao longo de um ano, divididos em 12 webinars, 8 palestras, 6 lives e 4 workshops. O programa oferece em 2021 um diferencial com atenção a três setores específicos, o Cervejeiro, Têxtil e empresas de Tecnologia/Startups. São 4 workshops voltados ao mercado têxtil, 4 workshops voltados ao mercado cervejeiro e 9 setoriais e 1 GTM Day voltado a empresas de tecnologia/startups.
Os encontros virtuais acontecem ao vivo todas as quartas-feiras, às 8h, com duração de uma hora. Já os workshops setoriais acontecem ao vivo às segundas, às 19h, e duram uma hora e meia. Todos são gravados e disponibilizados aos empresários que se inscreveram posteriormente ou perderam o evento ao vivo.
“O Programa de Internacionalização do Sebrae é uma porta de entrada para se consolidar no mercado nacional, e olhar para o mercado externo como oportunidade de aumentar a competitividade do negócio. Quando o empreendedor percebe que é possível crescer para além das fronteiras do Brasil, um mundo de oportunidades se abre. Nosso objetivo é que as empresas se tornem mais competitivas, de forma sustentável, e ganhem mais dinheiro”, afirma o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti.
Próximos temas
Os eventos da trilha principal, abordam temas desde a Criação de Micro Multinacionais, Vantagens de Se Internacionalizar, Planejamento Estratégico – Como Expandir seus Negócios, Cuidados Legais ao Entrar em Novos Mercados, Associativismo como Estratégia de Fortalecimento do Ecossistema, Modalidades de Pagamento, Tributação de Produtos Internacionais, Normas Técnicas e Como Criar um E-commerce Internacional, apenas citando alguns.
Na parte de workshops setoriais Cervejeiro e Têxtil falam sobre Conceito, Tendências, Precificação e Inteligência de Mercado já os workshops para empresas de Tecnologia/Startups abordam desde Estratégia e Planejamento, Parcerias e Negociações, Funil de Vendas, Startups que conquistaram o Vale do Silício, Pitch Deck e Fundraising encerrando com o Go To Market Day, aproximando as empresas de investidores.