Dia 19 de maio é o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano
"Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança". Este é o slogan deste ano para a campanha do Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, 19 de maio, uma iniciativa de Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) que tem como objetivo sensibilizar para o tema, retratando o momento atual de desafios devido à pandemia da Covid-19. Instituições de todo o mundo estão realizando ações e divulgando material sobre o tema.
No Hospital Univerisitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), profissionais que trabalham na Maternidade alertam para a importância da doação do leite humano, devido à demanda e à necessidade de manter a oferta. Segundo especialistas, o leite humano é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê e, em alguns casos, como o de bebês muito prematuros, é o único alimento recomendado pelo médico.
De acordo com a Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) do HU-UFSC, toda mulher que amamenta é uma potencial doadora e são tomados todos os cuidados para que esta prática seja mantida, oferecendo este importante alimento para bebês cujas mães não conseguem amamentar.
A coordenadora da CIAM, Isabel Maliska, disse que as mães que amamentam e querem e podem doar devem procurar diretamente os bancos de leite das cidades. Para moradores da região de Florianópolis, há dois bancos na cidade (na Maternidade Carmela Dutra e no Hospital Infantil) e um banco em São José (no Hospital Regional).
Para doação de leite na região de Florianópolis
– Banco de Leite Humano Maternidade Carmela Dutra (Centro), telefone 48-3251-7552
– Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Agronômica), telefone 48-3251-9141
– Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São José – Dr. Homero de Miranda Gomes (Praia Comprida), telefone 48-3271-9158
Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=r_dGLsRZw9E