Festa é realizada antes mesmo dela ter sido concluída
A árvore de Natal de R$ 3,7 milhões foi inaugurada na noite desse sábado em Florianópolis (SC) antes mesmo de ter sido concluída. As decorações e parte da iluminação não haviam sido terminadas até o momento da solenidade.
Segundo notícia do portal Terra, o evento reuniu cerca de dez mil pessoas na avenida Beira-mar Norte, segundo cálculos realizados pela Polícia Militar. Mesmo com alguns pontos não finalizados pela empresa contratada, a árvore foi “inaugurada oficialmente” pelo prefeito Dário Berger )PMDB) e autoridades locais.
Mesmo durante a solenidade oficial, operários continuaram trabalhando na estrutura de 60 m de altura. Enquanto isso, shows e apresentações culturais eram realizadas para a multidão que se aglomerou na avenida.
Um problema com o caminhão que trazia a decoração atrasou o início da cerimônia. Apenas alguns dos 24 mil leds da estrutura acenderam e, por pelo menos uma hora apenas a parte mais elevada da árvore permaneceu funcionando. As luzes acenderam totalmente por volta das 22h30 horas, mas parte da estrutura de alumínio ainda estava á mostra. A árvore de Natal deve ser concluída ainda neste domingo.
O secretário municipal de turismo Mário Cavallazzi explicou que o enfeite natalino é uma homenagem à tecnologia e revelou que fotos enviadas por celular deverão ser exibidas através dos leds.
Orçamento
A árvore está orçada em R$ 3,7 milhões. Toda a polêmica começou depois que a prefeitura de Florianópolis contratou uma empresa por inexigibilidade de licitação para construir o enfeite. O Ministério Público de Santa Catarina pediu informações sobre a contratação. Além disso, o caso já gerou uma ação civil pública impetrada pelo vereador de oposição João Amin (PP).
O secretário Cavallazzi ainda justificou que o valor estaria sendo pago através de patrocínios da iniciativa privada.