A divulgação do resultado do exame pelo MEC está prevista para o dia 29 de março.
A pandemia mexeu com o calendário das universidades e também com o do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O ano letivo já está em curso, mas a divulgação do resultado do Enem 2021 só está prevista para o dia 29 de março. O adiamento da divulgação das notas do exame causou uma distorção no fluxo habitual dos novos entrantes nas graduações, pois a nota da prova é o elemento central para a escolha da instituição, tanto por ser um critério de seleção, como fator determinante na busca por bolsas de estudo.
Como resultado dessa confusão, muitos jovens ainda estão sem estudar. Preocupados com esse contingente, as instituições privadas estão permitindo a entrada tardia dos estudantes. Na UniSociesc, por exemplo, as aulas tiveram início no último dia 22 de fevereiro, mas continuam recebendo novos alunos.
“Os estudantes não querem desistir do seu sonho em função do atraso, por isso nos preparamos e estamos prontos para receber os entrantes pela nota do Enem ou mesmo antes dela sem prejuízo acadêmico, oferecendo acolhimento e nivelamento para os calouros”, diz a Diretora Comercial e de Marketing da UniSociesc, Carol Sarmento.
A instituição também mantém o programa de antecipação do Mérito Enem para que o aluno possa concorrer a bolsas de estudo.
Quanto maior a nota no exame nacional, maior a bolsa que será oferecida de forma retroativa. A ideia é que o aluno tenha a oportunidade de conquistar uma bolsa de até 100% em todo o curso. Ele ainda pode financiar a graduação, pagando parte enquanto estuda e o restante depois de formado. Nesse caso, o aluno não depende do Enem deste ano, pois a nota considerada é a de exames de anos anteriores, o histórico escolar do Ensino Médio ou a realização de uma prova de vestibular.