A partir de agora, ao digitar o endereço tradicional da agência usuários serão redirecionados automaticamente para o www.gov.br/anatel
Em cumprimento ao decreto nº 9.756/2019, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou no dia 23 de novembro de 2020, sua migração completa para o site oficial do Governo Federal, em um ambiente virtual totalmente novo hospedado no portal gov.br. Segundo a normativa que entrou em vigor em 2019, todos os órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo federal deveriam migrar totalmente seus conteúdos para o portal único e desativar os endereços eletrônicos antigos até 31 de dezembro de 2020.
Com a unificação dos canais digitais, o Governo prevê que a experiência dos cidadãos ao utilizar os serviços oferecidos sejam facilitadas. No caso da Anatel, através do portal é possível ter acesso à todas as informações sobre todas as operadoras de telecomunicações atuantes no país, ao canais de dúvidas em relação aos direitos e deveres das telecom e, além disso, qualquer cidadão pode acessar o portal do consumidor, onde é possível fazer reclamações direto para a Anatel.
Todos os anos, a Anatel divulga diversos dados em relação à telecomunicação do Brasil, como a qualidade dos serviços, perfil dos consumidores e muitas outras informações que ajudam a compreender todo o serviço de telecomunicações brasileiro. A Anatel foi a 1ª agência reguladora do Brasil, criada em 1997 no governo Fernando Henrique Cardoso e, no último dia 5 de novembro, completou 23 anos de existência com diversos desafios pela frente, como a implantação do 5G.
Acessando a página oficial da Anatel no portal gov.br você pode, entre outras coisas, visualizar os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada anualmente pela agência. Com os dados coletados pela pesquisa, a Anatel libera um ranking com as melhores operadoras de Internet Banda Larga, Telefonia Fixa e Móvel e TV por Assinatura. Por exemplo, nos resultados mais recentes, o ranking da internet foi encabeçado pela Unifique, seguido da Copel Telecom, Brisanet, TIM Live, Algar Telecom, Claro NET, Vivo Internet, Oi Fibra, SKY Banda Larga e HughesNET. Os dados completos podem ser acessados através do painel do consumidor no site www.gov.br/anatel.