Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criaram uma campanha de apoio ao projeto Cor em Ação, organizado na comunidade da Serrinha, em Florianópolis, com o objetivo de requalificar o espaço urbano. Os alunos colaboram com a arrecadação de recursos para o projeto social, produzem material informativo e pretendem também organizar um debate público.
A iniciativa dos alunos, chamada de Udesc em Ação, é uma atividade da disciplina Administração Pública e Sociedade, ministrada pela professora Emiliana Debetir de Oliveira, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. O grupo é formado por estudantes da primeira fase do curso noturno de Administração Pública da Udesc Esag.
O objetivo da iniciativa Udesc em Ação é apoiar o projeto Cor em Ação na arrecadação de fundos para a compra de materiais a serem utilizados na requalificação de duas ruas na Serrinha. Além disso, o grupo deve criar uma cartilha sobre gestão do lixo e organizar um debate público sobre o tema direito à cidade.
Cor em Ação
O Cor em Ação é um projeto desenvolvido pela Comunidade Evangélica Luterana da Trindade, em parceria com a Associação de Moradores da Serrinha e outras lideranças locais. Entre elas um grupo de mulheres que começaram em 2017 a fazer brechós com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma de casas de algumas famílias.
A partir da ação desse grupo de mulheres, outras necessidades logo ficarem evidentes. Uma delas é a mobilidade prejudicada dentro dos espaços da própria comunidade. O projeto Cor em Ação foi então criado em 2019. Foram mapeadas nove ruas que seriam revitalizadas. Destas, uma já foi concluída, a Rua do Paulo.
“Não se trata de ir à comunidade e fazer um trabalho sem consultar as pessoas que vivem naquele local”, explica o estudante Carlos Fraga, um dos integrantes da iniciativa Udesc em Ação e do projeto Cor em Ação. “Desde o começo, o projeto tem o apoio da associação de moradores, de pessoas que moram nas ruas mapeadas, da Comunidade Evangélica Luterana da Trindade, lideranças locais e voluntários.
Como colaborar
Os estudantes criaram uma campanha de arrecadação, com a meta de chegar a R$ 4 mil. O valor pagará a compra de material para as reformas e a impressão das cartilhas sobre gestão do lixo e direito a cidade a ser produzida pelos alunos e distribuída na comunidade.
Interessados em colaborar podem acessar a vaquinha on-line do projeto ou enviar um e-mail para arre.projeto@gmail.com, para obter dos dados da conta onde é possível fazer um depósito.
Saiba mais nos perfis de Instagram @udesc.em.acao e @projetocoremacao e na página do projeto Cor em Ação no Facebook.
Mais informações podem ser obtidas com o estudante Carlos Fraga gerente do projeto Udesc em Ação, pelo e-mail emmanueldosfragas@gmail.com.