Live promovida pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC será na sexta-feira, dia 28 de agosto
A edição online da Sessão de Psicanálise vai ao Cinema, promovida pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise -Seção Sul, vai homenagear a diretora brasileira Susana Amaral, falecida no mês de junho deste ano.
O debate online, que vai abordar o longa, a Hora da Estrela, será transmitido a partir das 19h, da sexta-feira, dia 28 de agosto, pelo canal do Youtube da Fundação (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc).
De acordo com a cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre, A Hora da Estrela, baseado na obra homônima escrita por Clarice Lispector, é considerado um dos grandes filmes da cinematografia brasileira.
Dirigido por Suzana Amaral, o longa foi indicado ao Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim, e a atriz Marcélia Cartaxo (que interpreta Macabéa) levou o prêmio de melhor atriz nesse mesmo festival. Além disso, Suzana recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Cinema de Havana e conquistou diversos prêmios no Festival de Brasília.
Participam do debate: Eneida Medeiros Santos, analista praticante, membro da EBP – Seção Sul/AMP e Marcia Stival Onyszkiewicz, musicoterapeuta, analista praticante, membro da EBP – Seção Sul/AMP.
O longa pode ser assistido gratuitamente no link https://www.looke.com.br/filmes/a-hora-da-estrela e os interessados podem participar do debate através do chat do bate-papo online.
A Hora da Estrela
De Suzana Amaral/Brasil/1985/96 min/Drama/Classificação: 12 anos
Com Marcélia Cartaxo, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro
Sinopse: Macabéa, imigrante nordestina, solitária, ignorante, alienada e de poucas palavras, se muda para São Paulo para trabalhar como datilógrafa. Adaptação baseada na obra homônima de Clarice Lispector.
Serviço: Sessão online Psicanálise vai ao Cinema fala sobre o filme A Hora da Estrela
Data: 28 de agosto – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc)