Ação será realizada pela prefeitura de Florianópolis, para proporcionar mais segurança a servidores e população atendida_
A prefeitura de Florianópolis testará todos os 3.500 servidores da Secretaria de Saúde, para identificar os casos assintomáticos da Covid-19. A iniciativa começará já na primeira quinzena de julho, a partir de uma doação do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC) e Movimento Floripa Sustentável.
Fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta, os exames realizados serão os do tipo RT-PCR e utilizarão a metodologia de pooling (teste em grupo). A identificação dos profissionais positivos para Covid-19 assintomáticos, que possuem a infecção sem manifestar sintomas, irá proporcionar maior segurança para os funcionários e a população atendida. A ação soma-se ao protocolo de testagem e controle de infecção que desde o início da pandemia a Secretaria Municipal de Saúde tem usado.
Florianópolis está entre as cidades que mais realizam testes por habitantes no Brasil. São 1707 testes por milhão de habitantes por semana. O dado demonstra que o município busca conhecer a magnitude das infecções e onde é preciso intervir com precisão no enfrentamento da pandemia.
O FERA-SC foi estruturado pela FIESC para promover uma atuação mais articulada entre empresários, especialistas e governo, visando a geração e apoio a ideias, soluções e tecnologias que contribuam para a superação dos desafios colocados pela pandemia do novo coronavírus. O Floripa Sustentável reúne entidades da sociedade civil para debater ideias e fomentar soluções eficazes para o desenvolvimento da cidade.
(Com informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Florianópolis)