Ainda neste ano será criado em Florianópolis, no âmbito municipal, o Programa Bolsa Atleta, um mecanismo legal que permitirá ao desportista, conforme o destaque que tem no ranking de sua modalidade, receber até três salários mínimos mensais. São os casos dos que disputam os Jogos Panamericanos, Olímpicos, Paraolímpicos, Sul Americanos e Mundiais. O projeto, do Executivo, tramita desde semana passada na Câmara de Vereadores e deverá ser apreciado nas próximas sessões, anunciou o presidente do Legislativo municipal, vereador Gean Loureiro (PMDB), durante homenagem prestada hoje (25/11) aos atletas e à Fundação Municipal de Esportes por terem dado a Florianópolis o titulo de cidade campeã dos 49º Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Chapecó. O último título da Capital na competição foi em 2002.
Na mesma solenidade o prefeito Dário Berger anunciou que a Arena Multiuso, no Sapiens Park, na região norte da Ilha de Santa Catarina, cuja ordem de serviço para inicio das obras foi dada na semana passada, ficará pronta em um ano e permitirá que Florianópolis seja palco de grandes competições esportivas, inclusive internacionais, em diversas modalidades. Na solenidade que a Câmara ofereceu, vários atletas recebem placas e diplomas.
O Programa Bolsa Atleta objetiva valorizar e apoiar atletas de alto rendimento, incentivar jovens valores e desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social, por intermédio de projetos específicos, mediante a concessão de bolsa remunerada. Atenderá às modalidades constantes dos programas da Fundação Municipal de Esportes, com prioridade àquelas em que o município vem apresentando melhor desempenho técnico, mediante série histórica de resultados em eventos oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.
Pelo programa, o município dará apoio financeiro e técnico através da Fundação Municipal de Esportes. A bolsa será distribuída por meio dos sistemas de Bolsa de Demanda Social e de Bolsa Institucional. A primeira contemplará diretamente atletas que se inscreverem na Fundação Municipal de Esportes, em atendimento ao edital publicado para essa finalidade, observados os critérios de mérito esportivo. A segunda tem categorias: internacional, destinada a atleta de destaque Pan-Americano, Sul-Americano, Olímpico, Paraolímpico e Mundial, no valor mensal de até três salários mínimos; nacional, para adulto ou juvenil, de até dois salários mínimos; e estadual, para adulto, juvenil, infanto-juvenil ou infantil, no valor mensal de até um salário mínimo.
Será concedida também a bolsa institucional, através do poder discricionário da Fundação Municipal de Esportes, com a finalidade de apoiar o fomento da prática esportiva; e o sistema de bolsa institucional na categoria talento esportivo, no valor mensal de um salário mínimo. O Poder Executivo constituirá comissão de caráter permanente, com o fim de tratar da concessão, da renovação e do desligamento dos beneficiados do programa.