Levantamento aponta declínio de 13,6% nas compras a prazo
A crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19 tornou previsível a queda no volume de vendas do comércio catarinense no Dia das Mães – a primeira data especial do varejo após a retomada gradual das atividades. A retração das vendas, no entanto, foi menor que a projetada. “O empreendedor catarinense está exibindo sua capacidade de se reinventar e de criar formas para sensibilizar o consumidor. A queda era inevitável, mas ficou abaixo das estimativas”, analisa Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.
A entidade, que representa 209 CDLs no estado, apurou junto aos principais associados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) as vendas no crediário na semana que antecedeu o dia das mães e registrou uma redução de 13,6% em relação ao mesmo período de 2019. O levantamento também identificou uma queda de 14,6%, quando comparados apenas os dias do final de semana da data festiva com o mesmo período no ano anterior. Ivan Tauffer salienta que as vendas parceladas em carnês prosseguem como uma modalidade de pagamento preferida entre os catarinenses e que sofreu um revés menor que as demais formas (à vista ou cartão de crédito).
"Nossos próximos meses representarão o maior desafio da história do varejo. Todos terão que se reavaliar integralmente e inovar como jamais o fizeram. O papel das CDLs será ainda mais importante neste cenário, oferecendo os meios para que os lojistas possam se reinventar”, concluiu Tauffer.