Nesta quarta-feira (25/11), o país comemora o DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE, com o objetivo de valorizar este gesto solidário, que pode ajudar a salvar até três vidas a cada doação realizada. Em Santa Catarina, a data será comemorada pelo HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado) com atividades especiais nos hemocentros das cidades de Florianópolis, Lages, Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó, Tubarão e Jaraguá do Sul.
No Hemocentro de Florianópolis, o doador terá uma apresentação especial do músico Rô Conceição, da Banda Iriê, das 13 às 14 horas e das 16 às 17 horas. O músico é doador de sangue espontâneo e um grande incentivador da doação. Em todo o estado, os servidores dos Hemocentros estarão vestindo camisetas preparadas para marcar a passagem da data, quando serão entregues adesivos, sacolinhas de lixo para carro e folhetos com informações sobre a doação de sangue, estimulando novos doadores.
O HEMOSC registra um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, com 80% do total de sangue doado na Hemorrede. O estado também é destaque em percentual de doadores de repetição, aqueles que doam sangue mais de uma vez num período de 12 meses, que já representam 50% do total, refletindo diretamente na qualidade do sangue transfundido. No ano passado, o HEMOSC coletou 101.952 bolsas de sangue, que salvaram milhares de vidas de catarinenses, nas mais diversas regiões.