spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

O Brasil e as novas profissões digitais

OportunidadesO Brasil e as novas profissões digitais
spot_img
spot_img

Compartilhe

 

As mudanças do mundo e as mais complexas situações geradas pelas crises econômicas fizeram com que, um pouco por todo o mundo, fossem surgindo novas profissões baseadas no digital. Venha conhecer algumas das carreiras online que existem no Brasil.

O Brasil, tal como diversos outros países ao redor do globo, vive uma realidade algo preocupante no que respeita a seu panorama laboral convencional. As crises econômicas foram, pois, responsáveis por situações diversas de emprego precário e também de desemprego, dificultando muito a subsistência dos brasileiros.

Perante essas situações, um pouco por todo o mundo, as pessoas foram obrigadas a buscar alternativas face às carreiras convencionais. Uma vez que o processo aconteceu numa era de grande evolução tecnológica, uma das saídas mais comuns para esses profissionais foi a escolha de novas carreiras, ancoradas na Internet e em suas redes sociais.

Hoje, devido a essa migração para o meio online, é cada vez maior o número de alternativas que podem ser encontradas, totalmente baseadas na web.

As carreiras são distintas e obrigam a conhecimentos e ações bem diferentes umas das outras, tendo apenas como raiz comum o uso das ferramentas digitais para a realização das tarefas laborais.

Venha conhecer algumas das profissões digitais novas que você pode encontrar no Brasil e saber um pouco mais sobre algumas delas.

 

1.Empreendedor de e-Commerce

A criação de espaços de comércio eletrônico são uma das alternativas prediletas dos empreendedores brasileiros e o grande aumento no número de lojas online é comprovação disso mesmo.
O aparecimento de plataformas de dropshipping em terras brasileiras foi também um motivador para que mais empreendedores olhassem o varejo digital como uma alternativa profissional, facilitando todo o seu processo de gerenciamento.

2. Analistas da web

Existem profissionais na web que trabalham diretamente com a análise de audiências e com o posicionamento dos sites.
Usualmente provenientes da matemática ou da engenharia esses profissionais interpretam a relação entre as estatísticas e o marketing online.

3. Designer digital

Unindo design, computação e conhecimentos de HTML, os designer digitais são os profissionais que se responsabilizam por todos os aspetos visuais e funcionais de um site.
Estes trabalham na sua estética e na sua acessibilidade e garantem que este tem uma maior permeabilidade junto do público.

4. Criadores e editores de conteúdos web

Os criadores de conteúdo e seus editores são aqueles que criam os artigos que você pode encontrar online.
Estes são verdadeiros jornalistas da era digital e se dedicam a procurar temáticas, redigir artigos e editá-los em vários tipos de sites e na mídia digital.

5. Advogados especializados no digital

Também o setor do direito encontrou alternativas digitais e, hoje, existem profissionais da advocacia formados especificamente nas leis que se relacionam com as novas tecnologias.
Com conhecimentos jurídicos especializados, esses advogados são capazes de prestar auxílio aos demais profissionais do mundo online.

6. Marketeiro digital

O trabalho com publicidade e e-marketing é também uma realidade atual, havendo vários especialistas de marketing a trabalhar em exclusivo no mundo online.
Alguns desses profissionais trabalham com comissão, através de métodos como o marketing de afiliados.

7. Gestor de produtos online

Existem também pessoas especializadas em trabalhar como gestoras de produtos. Usualmente conectadas às lojas online, essas pessoas trabalham com a projeção das vendas e o desenvolvimento de artigos relacionados com as tendências, melhorando o potencial de venda de lojas digitais.

8. Profissionais de SEO

O SEO ou Search Engine Optimizer é uma forma de trabalho que se baseia na identificação de keywords (ou palavras chave) que os usuários mais buscam, para impulsionar os resultados dos sites mediante a criação de artigos que utilizem essas expressões.
O papel desses especialistas é melhorar o posicionamento do site nos motores de busca, aplicando as estratégias variáveis que promovem essa colocação.

9. Influenciador digital

Algumas pessoas encontraram também uma boa alternativa de trabalho fazendo acordos com outras marcas e usando os seus pagamentos ou patrocínios para trabalharem como influenciadores digitais.
Os influenciadores, mais conhecidos globalmente como influencers, usam as várias redes e formas de mídia ao seu dispor para atingir os públicos e orientá-los para novas tendências, através da apresentação e da revisão dos produtos de algumas marcas, com as quais trabalham em parceria.
Esses influencers podem ter nomes específicos de acordo com a rede utilizada, tais como youtubers, instagramers ou facebookers, entre outros.

10. Gestor de Redes Sociais

Um gestor de Redes sociais é uma pessoa que trabalha gerenciando as comunidades e a mídia social. A principal função desse profissional é trabalhar a comunicação nessas redes, usando-as de forma positiva, para promover o seguimento e o engajamento de suas publicações, de forma a estimular a ação ou o consumo de seus usuários.
A ação desses profissionais pode acontecer em redes tão distintas quanto o Facebook, o Instagram, o Snapchat, o Pinterest, o Linkedin ou o Twitter.