Junior Achievement realizou eventos em 10 cidades catarinenses
Neste ano, 510 alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares catarinenses transformaram suas vidas e amadureceram durante o segundo semestre, adquirindo a experiência prática em economia e negócios, experimentando a criação e operação de uma empresa na sua própria escola. Eles se formaram no programa Miniempresa da Junior Achievement, organização social de alcance mundial, com 22 anos de atuação em Santa Catarina, que completou 100 anos de sua criação no último dia 2 de dezembro.
“Os alunos aprenderam conceitos e vivenciaram os princípios da livre iniciativa, validando ideias de produto no mercado, capitalizando seus negócios, produzindo e comercializando. Todos acompanhados por voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, capacitados pela entidade", explicou Evandro Badin, diretor executivo da Junior Achievement no estado, completando que “cada participante se converte em sócio de um negócio e os fundamentos da atividade são aplicados por meio de uma metodologia consagrada e aplicada em mais de 120 países”.
Em 2019, o programa foi aplicado em 23 unidades de ensino de 10 cidades catarinenses, cuja formatura de Florianópolis, na última terça-feira (03) foi o encerramento da série iniciada em novembro. As 23 miniempresas representaram um faturamento de R$ 39,5 mil. Deste montante, os recursos advindos dos impostos e encargos foram doados para entidades beneficentes de cada cidade. No evento da Capital, Alfredo Ibiapina, Presidente da Orcali, empresa cinquentenária de segurança privada, foi o convidado para conversar com os formandos. “Tenham a certeza de que vocês já são diferenciados e muito além dos demais jovens que chegarão ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo”, afirmou na cerimônia, realizada no CentroSul.
Atuando desde 1997 em SC, a entidade já contou com o envolvimento de 16 mil voluntários, beneficiando mais de 650 mil jovens de 300 escolas, em 80 cidades catarinenses. “Nossa meta para 2020 é aumentar essa participação e incluir ainda mais estudantes em nossas metodologias”, disse Badin.