Branding da instituição Amigos da Guiné-Bissau recebeu destaque na categoria Design de Impacto Positivo
O projeto de branding desenvolvido pelo Yepá Estúdio – Design & Estratégia para o Programa Humanitário de Educação Amigos da Guiné-Bissau, instituição da Rede IVG – Instituto Padre Vilson Groh – recebeu medalha de prata na categoria Design de Impacto Positivo do Brasil Design Award 2019, o mais importante prêmio de design do País.
Desenvolvido 100% por voluntários, o programa humanitário Amigos da Guiné-Bissau impacta mais de 1,4 mil guineenses diariamente e investe na educação para diminuir a injustiça social na Guiné-Bissau, na África, país que possui o 13º menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Para desenvolver o projeto de branding, os profissionais do Yepá Estúdio fizeram uma viagem de imersão na África, e em seguida completou as etapas de estratégia, linguagem, comunicação e ativação de marca.
Depois disso, a equipe definiu propósito, manifesto e plataformas de serviços que compuseram o brandbook junto com diretrizes de linguagem verbal e visual inspiradas no posicionamento de marca e na cultura do país africano. O trabalho foi complementado por materiais promocionais online e off-line com identidade visual, iconografias e fotografias do local.
Para Carolina Dentice, diretora de Comunicação do Yepá Estúdio, o branding da Amigos da Guiné-Bissau é uma ferramenta de transformação que permitiu alinhar estratégias e apresentar de forma consistente e coerente o trabalho humanitário desenvolvido há sete anos na África. “Os impactos positivos são inúmeros e hoje a maior escola atendida pelo programa na Guiné-Bissau já é considerada referência no país. Acreditamos que através da cultura da solidariedade alcançaremos uma maior justiça social no mundo”, ressalta.
A cerimônia de premiação ocorreu no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no último dia 21 de novembro, e reuniu grandes nomes do design nacional. O Brasil Design Award 2019 é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design.