Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, é lançada mundialmente com grande festa a nova safra de Beaujolais – o aguardado “Beaujolais Noveau”. Em Florianópolis, a comemoração do festejado vinho, acontece no Emporium Bocaiúva que recebe com exclusividade o Beaujolais, da consagrada marca Joseph Drouhin.
O Beaujolais Nouveau é um vinho tinho, feito a partir da uva Gamay, cuja peculiaridade é o tempo recorde em que deve ser produzido, engarrafado e consumido.
Alguns consideram o Beaujolais apenas um fenômeno de marketing. Há um certo fundamento nisso. Mas tomado no tempo certo, ele tem a sua graça. Tanto que a região produz anualmente mais de 60 milhões de garrafas deste vinho jovem, esperado com alegria nos bistrôs de Paris e enviado a mais de 150 países.
Diante da milenar história do vinho na França, o sucesso do Beaujolais tem uma trajetória relativamente recente. Desde o século 19 os viticultores e negociantes locais tinham o costume de comercializar prematuramente suas colheitas. Estavam sujeitos, no entanto, a um sistema de venda escalonada, para garantir a manutenção dos estoques. Somente em 1951 o governo liberou a saída do vinho das propriedades no mesmo ano da safra. Inicialmente, havia bloqueio até 15 de dezembro. Depois os produtores conseguiram antecipar a liberação para a terceira quinta-feira de novembro. Hoje, para fazer o vinho chegar a todos os pontos de venda no dia certo, há quase uma operação de guerra. No Brasil, por exemplo, boa parte das garrafas vem de avião.
Revista Making Of – Comunicacao, Publicidade, Propaganda, Marketing, Entretenimento, Cultura, Eventos, Vaga de Emprego e Web em Santa CatarinaBeaujolais Nouveau – Produtor
Nas mãos de um produtor competente, o Beaujolais Nouveau pode ser um vinho muito agradável e frutado, bastante saboroso e macio, com um sedutor e marcante aroma de frutas vermelhas, como cereja e cassis. São sempre muito melhores, de mais estrutura e harmonia do que os maus Beaujolais, que algumas vezes são criticados por seu desequilíbrio, falta de concentração e acidez excessiva.
É um vinho alegre e macio, delicioso para tomar acompanhando aperitivos, frios e salsichão. Se você quer provar o máximo em Beaujolais, Joseph Drouhin é o produtor.
Por treze anos consecutivos, o Beaujolais Nouveau de Joseph Drouhin tem sido consistentemente considerado o grande vencedor de todas as degustações organizadas pela imprensa especializada no Brasil. É um vinho que nada tem a ver com os piores exemplares de sua denominação.
Você vai notar uma grande diferença!
Beaujolais Nouveau – Safra 2009
A safra de 2009 produziu ainda menos quantidade do que a safra do ano passado, que já havia sido a menor dos últimos 15 anos. Graças aos rendimentos muito baixos nos vinhedos, a qualidade dos Beaujolais Nouveau 2009 está excelente, com mais concentração e uma coloração púrpura profunda. Cheios de frescor, são vinhos repletos de aromas intensos de cerejas e framboesas pretas. Este ano, os vinhos estão especialmente sedosos e aveludados, com um caráter redondo, rico e generoso, e são uma delícia acompanhando seus frios preferidos. E, é claro, além do sabor e frescor do Beaujolais, o grande charme está na festa – tradição que começou no início do século passado nos bistrots, restaurantes e brasseries de Lyon, e que hoje acontece simultaneamente no mundo inteiro. Chame seus amigos para brindar e festejar a chegada do Beaujolais Nouveau 2009 de Joseph Drouhin!
Empórium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site: www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br