spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Evento que inicia nesta quinta-feira movimenta economia catarinense

VariedadesEvento que inicia nesta quinta-feira movimenta economia catarinense
spot_img
spot_img

Compartilhe

A edição 2009 do maior carnaval fora de época do Sul do Brasil, o FOLIAnópolis, faz lotar a rede hoteleira do Centro de Florianópolis, gera 2000 empregos diretos e indiretos e possui um investimento de 3 milhões de reais ao longo de seu planejamento e execução. Evento, neste ano, traz novidades como a apresentação da banda Chiclete com Banana, a mais rentável e conhecida de Salvador, berço deste tipo de evento.

O FOLIAnopolis 2009, que vai acontecer na capital de Santa Catarina nos próximos dias, de 19 a 21 de novembro, já movimenta a economia local antes mesmo de seu início. A rede hoteleira do centro da capital antecipa a ocupação da alta temporada e comemora o número de leitos ocupados pelos foliões deste que é o segundo maior evento de lazer privado de Santa Catarina, atrás do Planeta Atlântida, promovido pelo Grupo RBS. O evento chega a sua quarta edição movimentando cifras que chegam à casa dos R$ 3 milhões ao ano, incluindo pré-eventos de lançamento, investimento em infra-estrutura e em serviços. Para os organizadores do FOLIAnópolis, a Alliance Eventos, além da importância que o evento ganhou no calendário nacional das maiores festa do gênero, a cidade ganha uma válvula de escape para a sazonalidade, um dos principais problemas que acometem o turismo do litoral catarinense.

Na lista de vendas de produtos do evento, entre abadás, camarotes, carro de apoio, arquibancada e camarotes de grupo, circulam pessoas oriundas até de cidades que pouco conhecemos aqui no Sul, como Juruaia (MG), São Mateus (ES), Cajati (SP), Camaragibe (PE), Mesquita (RJ), Lauro de Freitas (BA), Rio Negro (MS) e Jordãozinho (PR).

Turistas que além de aproveitarem todas as atrações do evento, consomem serviços como táxi, alimentação, hospedagem, dentre outros. “Nossa micareta catarinense recebe foliões do Brasil inteiro e inclui nosso estado na rota do carnaval fora de época que movimenta a economia de muitas cidades do País”, ressalta Doreni Caramori Junior, um dos sócios do evento e presidente da Associação Comercial de Florianópolis (Acif).

O reconhecimento do evento já pode ser observado através do Carnasite, portal mais visitado por foliões e respeitado por artistas do mundo do axé. Em pesquisa recente o FOLIAnópolis ficou em segundo lugar entre os carnavais fora de época mais desejados do país para se freqüentar, perdendo somente para o Carnatal, que acontece há 18 anos nas ruas de Natal, Rio Grande do Norte. “Isto é um reconhecimento significativo para nós da organização e um desafio a estarmos investindo e melhorando o evento ano após ano”, fala Eduardo Gutierrez, também sócio do FOLIAnópolis.

A estrutura do FOLIAnópolis também promete surpreender. Para dar o start à produção do FOLIAnópolis 2009 quem passou pela Ilha foi Giusepp Mazzonni, arquiteto responsável por mega eventos do axé como a gravação ao vivo do show de Ivete Sangalo no Maracanã, o Festival de Verão de Salvador e a EVANAVE, palco futurista guiado por Saulo Fernandes e a Banda Eva. Giusepp veio estudar o trajeto dos trios elétricos durante o FOLIAnópolis 2009 e projetou a disposição e distribuição do público de pista, camarotes e demais espaços da folia para aliar conforto e segurança aos foliões dos três dias do evento.

Uma das novidades na estrutura do FOLIAnópolis 2009 fica por conta dos camarotes, que serão acomodados na nova área recém construída na Passarela do Samba Nego Quirido, na chamada arena FOLIAnópolis. A arena inclui estacionamento, posto de atendimento médico, praça de alimentação, guichê de achados e perdidos e informações, guarda-volume, arquibancada, camarotes e o circuito do trio elétrico. Com banheiros e bares exclusivos, os camarotes de grupo do FOLIAnópolis 2009 vão oferecer estrutura para até 40 pessoas. Além disso, o Camarote Folia Nova Schin também vai ser instalado nesta nova estrutura e vai oferecer inúmeras novidades aos foliões que optarem por esta área vip.

Atrações – Para celebrar quatro anos de sucesso absoluto, o FOLIAnopolis 2009 vai trazer em sua grade de atrações ninguém menos que Chiclete com Banana. O grupo que tem mais de 25 anos de carreira é conhecido por ter revolucionado o carnaval baiano no início da década de 80 quando levou irreverência e interatividade com o público para cima do trio elétrico. O resultado foi a conquista de uma legião de “Chicleteiros” espalhados por todo o Brasil que têm o Chiclete com Banana como um ícone da música baiana que arrasta multidões. O FOLIAnópolis passa então a ter uma grade de atrações com os nomes mais badalados do axé no Brasil: Asa de Águia, Eva, Tomate, Chiclete com Banana, André Lellis e Batom na Cueca.

Algumas das atrações do FOLIAnópolis já são bastante conhecidas e prometem repetir cenas memoráveis do carnaval fora de época da Ilha. O já tradicional encontro de Saulo, do Eva, com o elétrico Tomate deve acontecer novamente na edição 2009 do FOLIAnópolis. Não só o público como os artistas já têm este encontro dos dois jovens nomes do axé como um momento emocionante e exclusivo da micareta de Florianópolis. Na quinta-feira, dia 19 de novembro, mais uma vez Floripa vai cantar com os hits apaixonantes de Saulo, a energia de Tomate e, de quebra vai curtir o encontro dos dois que já desceram de seus trios para cantar em meio aos foliões aqui na Ilha. Já na sexta, 20, é dia da grande novidade do FOLIAnópolis 2009. Chiclete com Banana volta a cantar em Florianópolis depois de quase 17 anos da sua última apresentação na cidade. A banda promete um show à altura da expectativa e, além disso, uma apresentação que recompense os foliões que virão em caravanas de todas as regiões do Brasil atrás da febre Chiclete com Banana. E para completar a noite que deve ser histórica por trazer à Ilha o maior ícone das micaretas do Brasil, Bell Marques, que há quase três décadas reinvento o estilo baiano de fazer axé, André Lellis, sobrinho de Durval Lellis, do Asa, estréia na folia na Ilha,. Já Durval Lellis, junto com toda a irreverência do Asa de Águia, vai fazer uma despedida à altura do maior FOLIAnopolis de todos os tempos. No sábado, dia 21, a Arena FOLIAnópolis vai curtir a apresentação do Asa, que assim como nos anos anteriores promete deixar um gostinho de “quero mais” com muita interatividade e a energia que Durval está acostumado a trazer das ruas de Salvador direto para a Ilha. Complementando a noite de encerramento do FOLIAnópolis faz parte da programação ainda a alegria da banda Batom na Cueca, autora da música oficial da micareta de Floripa.

Redes sociais – As redes sociais chegam com tudo ao universo dos grandes eventos. Este fenômeno de mobilização de voluntários, arrecadação de fundos ou promoção de produtos e eventos através de uma linha direta online é a mais nova arma de alcance de massas, podendo mobilizar números inacreditáveis de pessoas. E as ferramentas para compor uma rede social são muitas. Blogs, Fotologs, Orkut, Faceboock, MySpace e a bola da vez, o Twitter. Para os promotores do FOLIAnópolis 2009, maior carnaval fora de época do Sul do Brasil, a resposta destes meios virtuais foi impressionante.

Após criarem o Twitter do FOLIAnopolis2009, num prazo de 48 horas mais de 900 pessoas já eram seguidoras da micareta oficial de Florianópolis. Para Michelle Vaz, Marketing da Alliance Eventos, que realiza a festa, estas novas ferramentas são imprencindíveis. “Contratamos uma empresa especializada em redes sociais e acreditamos que o marketing digital é sim um meio eficaz de alcançar o nosso público que está super conectato ao universo online”. O FOLIAnópolis tem Blog, Orkut, MySpace e Twitter e através destas, e de outras páginas de relacionamento, pretende realizar promoções de vendas e divulgação do evento e, com isso, atingir público recorde.

Todas as informações estão no portal www.folianopolis.com.br e no Quiosque do Folianópolis no Beiramar Shopping.