Gastronomia local, sustentabilidade e inovação estão entre os destaques dos quatro dias do evento
O Subtropikal é uma plataforma que, desde 2016, provoca conexões entre iniciativas criativas dentro da cidade. Após o sucesso da quarta edição, que contou com mais de 6 mil pessoas em Curitiba, o festival apresentado pela Stella Artois desembarca para a sua segunda edição em Florianópolis nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro.
Neste ano, o QG das atividades do Subtropikal Floripa será O Sítio Arte e Tecnologia, espaço voltado para a difusão e exibição de conteúdos de arte e novas tecnologias, na Lagoa da Conceição. Com acesso gratuito, nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) o local receberá feira autoral de marcas de moda/design, feira gráfica, atrações musicais, rodas de conversa e instalações, workshops, além de uma experiência gastronômica baseada em ingredientes regionais.
Um cardápio inédito está sendo preparado para o evento: privilegiando o uso criativo de elementos da culinária local, o menu será criado a quatro mãos, por Fabrício Flores e Patrícia Bandeira. Fabrício, ou "Fafá", é pesquisador ambiental, cozinheiro da Flor&Sal e entusiasta da produção e Economia Criativa local. Sua cozinha tem como laboratório a produção orgânica e maricultura do Sul da Ilha. Já Patrícia é responsável pelo cardápio do Negrita, integrante Botanique, um dos mais concorridos espaços da capital paranaense. Juntos, eles assinarão pratos criativos, com cuidado sustentável e acessíveis para todos os bolsos.
Festas, workshops e rodas de conversa
O pontapé inicial do evento está marcado para a noite de quinta (12), com uma festa embalada pelos DJs do núcleo paulistano Gop Tun, que terá como palco o Armazém Vieira, no Saco dos Limões. Na sexta (13), O Sítio recebe as primeiras atividades de workshops, que seguem fim de semana adentro. Ao longo do fim de semana o espaço se transforma na Casa Subtropikal: uma feira autoral realizada em parceria com a Fatto a Femme traz marcas de design autoral para o espaço. Os bate-papos e rodas de conversa programados para sábado (14) e domingo (15) trazem temas como sustentabilidade, futurismo, entretenimento, expressão e autoconhecimento são destaques do evento. Uma Masterclass sobre Design de Experiências Sustentáveis com a designer de experiências do festival lixo zero Psicodália, Rosângela Araújo, está confirmada para o sábado (14).
Para os profissionais ou estudantes criativos que desejam se aprofundar em suas áreas de atuação e buscar inspiração, os workshops exclusivos são uma atração à parte: Gestão e Engajamento de Times Criativos tem 6h de duração e é ministrado por um dos fundadores da escola Perestroika, Guilherme Piletti. Já o workshop de Coolhunting é regido pela professora Andrea Greca, pesquisadora da BERLIN, uma das primeiras consultorias de coolhunting do país.
Ainda na sexta (13) o grupo carioca Heavy Baile (RJ), uma das sensações do último Rock In Rio, faz sua estreia em Floripa ao lado da DJ Brum + DJ Shavozo, numa das festas mais quentes da cidade, o Baile da Brum, que será no Área 52, às margens da rodovia SC 401.