spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Exact Sales compra startup e agrega big data a plataforma de aceleração comercial

TecnologiaExact Sales compra startup e agrega big data a plataforma de aceleração...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Aquisição da Resultys é a primeira realizada pela empresa – que desenvolve tecnologia de sales engagement – menos de dois meses após ter recebido aporte de R$ 15 milhões

Menos de dois meses após receber um aporte de R$ 15 milhões, a Exact Sales, de Florianópolis (SC), anuncia sua primeira aquisição. A empresa, que desenvolve plataforma tecnológica de aceleração comercial, comprou a Resultys. De Goiânia (GO), a Resultys é uma startup de big data analytics, focada em coleta e formação de bancos de dados públicos. Há dois anos fazia parte do portfólio de investimentos da Ace Startups, eleita a melhor aceleradora da América Latina.

O negócio permitirá agregar funcionalidades ao software da Exact Sales – o Exact Spotter, voltado à segmentação e qualificação de clientes potenciais. A plataforma, que se insere em um segmento de negócios conhecido como sales engagement (etapa do processo comercial dedicada ao diagnóstico da situação do cliente e a seu engajamento), é usada por mais de 2 mil empresas no Brasil.

A Resultys era parceira da Exact Sales desde 2017. Sua base de dados, que reúne informações de 20 milhões de empresas no Brasil, era integrada ao Exact Spotter e utilizada por usuários do software. Nela, é possível encontrar dados como CNPJ, setor de atuação, número de funcionários, estimativa de faturamento, entre muitos outros dados usados nas atividades de prospecção e qualificação de clientes potenciais. Com a aquisição, o sistema se tornará uma ferramenta permanente da plataforma. A marca Resultys será substituída — a nova funcionalidade se chamará Exact Searching.

“Percebemos que as empresas que utilizam grandes bases de dados, aliadas ao Exact Spotter, conseguem obter ainda mais agilidade e eficiência na prospecção de clientes potenciais”, diz Théo Orosco, cofundador e CEO da Exact Sales. “Ter uma ferramenta própria de coleta de dados públicos, trabalhando em conjunto com nossas tecnologias de inteligência artificial, é um passo importante para nos consolidarmos como líderes do segmento na América Latina”, afirma o executivo.

“A complementaridade entre as duas plataformas ficou evidente nesses dois anos de parceria. Acreditamos que essa sinergia ajudará os usuários do Exact Spotter a encontrar os clientes certos para seus produtos e serviços com maior efetividade”, diz Ivan Gonçalves, CEO da Resultys.

Mesmo com a aquisição, as outras ferramentas de big data analytics integradas ao Exact Spotter — como Proscore e Econodata — permanecerão disponíveis na plataforma, que continuará sendo aberta e dando total liberdade aos clientes.

Mais agilidade e eficiência com pré-venda

Fundada por Orosco e Felipe Roman, a Exact Sales ganhou mercado ao direcionar sua plataforma para uma etapa do processo comercial até então pouco atendida por ferramentas de tecnologia — a pré-venda, que dá suporte à área de vendas. Mais comum em empresas que oferecem produtos e serviços de alto valor para outras empresas (B2B), a pré-venda procura filtrar os clientes potenciais, de modo que só avancem no processo comercial os que estiverem tecnicamente prontos e no momento certo para comprar.

Esse trabalho envolve a coleta e a análise de dados sobre os clientes potenciais, permitindo que a área de vendas se dedique pessoalmente apenas àqueles com maiores chances de fechar negócio. Como resultado, empresas que têm profissionais dedicados à pré-venda costumam apresentar maior produtividade, um nível mais elevado de conversão de vendas e custos menores de aquisição de novos clientes.

Desde que iniciou as atividades, em 2015, a receita da Exact Sales foi multiplicada por dez — a previsão é de que o faturamento atinja R$ 13 milhões neste ano e que a equipe, de 200 colaboradores, duplique no próximo. Com o investimento de R$ 15 milhões recebido em outubro, liderado pela Astella Investimentos, a empresa pretende aprimorar as funcionalidades do Exact Spotter para elevar o ganho de produtividade dos usuários, seja pela padronização de processos, pela coleta de dados automatizada ou pela tomada de decisões baseadas em inteligência artificial. Nesse sentido, outras aquisições, além da Resultys, estão programadas até o final de 2020.

Sobre

Fundada em 2015 pelos empreendedores Théo Orosco e Felipe Roman, a Exact Sales desenvolve plataforma tecnológica de aceleração comercial. Seu software, o Exact Spotter, é utilizado na segmentação e qualificação de clientes potenciais, uma atividade de sales engagement. Adotado por mais de 2 mil empresas, seus clientes são negócios de todos os portes no país, como SAP, BASF, Philips e Thomson Reuters. Responsável por popularizar o termo “pré-vendas” no Brasil, a metodologia criada pela Exact Sales e sua plataforma contribuem para que as empresas melhorem a performance da área comercial, reduzam o custo de aquisição de novos clientes, aumentem o volume de vendas e diminuam os prazos médios de fechamento de negócios. A empresa já captou R$ 21 milhões em investimentos de fundos como Astella, Cventures e Vesper Ventures. Mais informações em www.exactsales.com.br.