Mais de 1300 trabalhadores atuam em diversas frentes de trabalho ao longo de 34 quilômetros de traçado
As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis atingiram neste mês de novembro o pico de mão de obra, com 1.313 operários atuando em diversas frentes de trabalho simultâneas ao longo de 34 quilômetros em obras, que representam 70% do total do traçado de 50 quilômetros da rodovia. “O Contorno é nossa prioridade absoluta. Estamos com esse recorde de trabalhadores, além de 250 equipamentos pesados nas diversas frentes de obras onde há autorizações e liberações necessárias. Seguimos com força total nas obras dos trechos Norte e Intermediário, em Biguaçu e São José, e aguardamos as aprovações necessárias para iniciarmos os túneis em Palhoça”, comenta o engenheiro Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno.
Os serviços de engenharia em execução envolvem pavimentação, geotecnia, terraplenagem, implantação de pontes, viadutos e obras de drenagem. Entre as obras em andamento, destaca-se o trevo da SC-407 (Biguaçu), uma das seis intersecções previstas. O viaduto deve ser liberado até o final deste ano.
O Contorno é hoje a maior obra de infraestrutura em andamento em Santa Catarina e uma das principais do Brasil. Ao todo, serão cerca de 50 quilômetros de rodovia, com 14 pontes, 20 passagens de nível, seis trevos e quatro túneis duplos. Quando concluída, a obra representará uma alternativa para o tráfego de longa distância, funcionando como um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h e desafogando o trânsito da rodovia BR-101 na região metropolitana de Florianópolis. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2022 e os investimentos já realizados no projeto ultrapassam R$ 1 bilhão.
Contorno Viário – o avanço da obra em números:
· Terraplenagem: 3,9 milhões de m3 de aterro realizado
· Implantação de geodrenos: 1,1 milhão de metros realizados
· Desmonte e escavação de rochas: 520 mil m3 realizados
· Fabricação de vigas pré-moldadas: 250 unidades fabricadas
Sobre o Contorno
O Contorno Viário de Florianópolis é a principal obra da concessão da Arteris Litoral Sul e quando concluído terá o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101 na região de Florianópolis. Os estudos realizados preveem que a rodovia irá proporcionar uma redução significativa na intensidade deste tráfego, melhorando a competitividade logística de Santa Catarina e gerando mais desenvolvimento para a região.