spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Novo aeroporto de Florianópolis registra salto de qualidade nas avaliações de passageiros já no primeiro mês de operação

GeralNovo aeroporto de Florianópolis registra salto de qualidade nas avaliações de passageiros...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O novo Aeroporto Internacional de Florianópolis completa o primeiro mês de operação, com um diagnóstico positivo da transferência operacional e dos resultados alcançados com o novo conceito de operação. Um bom termômetro é o resultado preliminar da Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), no mês de outubro. O aeroporto de Florianópolis, que desde janeiro de 2018 figurava na última e penúltima posições na nota geral de satisfação, saltou para a segunda colocação entre os 20 maiores aeroportos pesquisados no mês de outubro.

Além da Pesquisa SAC, é realizada também com os passageiros a Pesquisa ANAC, que questiona sobre serviços e conforto. Já no primeiro mês de operação do novo aeroporto, a média geral dos indicadores é 4,7. No 2° e 3° trimestres anteriores, ainda no antigo terminal, a média era 3,8. Veja tabela com os principais requisitos pesquisados abaixo:

O resultado positivo das pesquisas é fruto de uma transferência operacional feita com sucesso. O processo de desligar a chave em um terminal e ligar em uma nova infraestrutura totalmente nova, composta de sistemas complexos de TI e novo modo de operação, é um dos maiores desafios da aviação.

“Conseguimos superar este desafio de uma maneira extraordinária: os voos foram pontuais, os sistemas de TI funcionaram perfeitamente e a comunidade aeroportuária estava totalmente familiarizada com o novo espaço. O melhor disso tudo é perceber o sorriso no rosto das pessoas quando nos visitam. Nunca vi um aeroporto com um ambiente tão maravilhoso. O aeroporto de Florianópolis é único e especial!”, analisa Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. 

Novo conceito para o meio-fio de embarque e desembarque de passageiros

A Floripa Airport implementou um novo conceito operacional para a área de embarque e desembarque de passageiros. Com cancelas instaladas na entrada do aeroporto, o motorista tem 10 minutos de tempo de tolerância para deixar ou pegar um passageiro. Após este período, é cobrado R$ 20 a cada 10 minutos. Vale mencionar que no antigo terminal também não era permitido estacionar no meio-fio e não havia tolerância. Já no estacionamento, a concessionária adotou preço acessível, cobrando R$ 12 pela primeira hora com gratuidade das 3 horas seguintes. O novo conceito tem foco único em garantir organização e controle de fluxo no meio-fio. A Floripa Airport realizou uma pesquisa específica com passageiros, que deveriam dar nota de 0 a 5 à área de meio-fio. Veja abaixo 3 respostas da pesquisa:

  • Facilidade de se locomover do Boulevard para o Terminal: 4,5
  • Meio-fio é organizado: 4,2
  • Nota geral para o meio-fio: 4,2

A concessionária também realizou um estudo para medir os tempos de deslocamento dos veículos no percurso de 608 metros entre a cancela de entrada e a cancela de saída e o tempo médio de deslocamento é de 1,5 minuto.

Para a Floripa Airport, é positivo observar que os passageiros e visitantes estão aprendendo a usar o meio-fio de maneira correta. O índice de motoristas que excedem os 10 minutos de tolerância é de 0,4%. O novo conceito atinge, portanto, o objetivo de organizar o fluxo de veículos.

A Place To be

Expressão em inglês repetida com frequência pela Floripa Airport, a Place To Be é o conceito inovador trazido pela Zurich Airport a Florianópolis: o fluxo de visitantes tem se consolidado o lugar como de passeio. Aos finais de semana, o terraço panorâmico, único em aeroportos no Brasil, tem recebido até 2 mil visitantes por dia. Os eventos nas tardes de sábado já se tornaram uma opção de lazer para famílias, com oficinas criativas para crianças e atrações para os adultos.

O Boulevard 14/32 também tem sido utilizado para receptivos de eventos e palestras de parceiros. 

Aeroporto Verde

E no primeiro mês de operação, o novo aeroporto já recebeu um dos maiores reconhecimentos da aviação mundial. O título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International (ACI), reconhece o programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, que já desvia do aterro sanitário 60% de todo o lixo geradono aeroporto.

Outras diretrizes, com foco em sustentabilidade, foram implementadas no novo aeroporto, como o reuso de água de chuva, a exclusão de utensílios plásticos na administração do aeroporto, o uso de bicicletas e carrinhos elétricos para transporte de bagagem na área de pátio. 

Outros números

A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a antiga, aliada às inovações e serviços implementados elevam os índices de qualidade do novo aeroporto. No total, 323.373 mil passageiros passaram pelo novo terminal em outubro, 2% a mais do que o mesmo período do ano passado.

  • O índice de pontualidade foi de 81%, contra 76% em outubro de 2018.
  • A taxa de utilização dos fingers foi de 100% para voos internacionais e 99,9% para os domésticos.
  • Com a nova infraestrutura de pista, pátio e taxiway, o aeroporto de Florianópolis tem a capacidade de 25 movimentos (pousos ou decolagens) por hora. No terminal antigo, eram 17 movimentos por hora.
  • Do ponto de vista comercial, 88% dos espaços comerciais estão ocupados e 60% das lojas já estão abertas. Ainda restam 7 espaços entre o Boulevard 14/32 e o novo terminal para serem locados. O resultado comercial do primeiro mês de operação no novo terminal foi acima do esperado.

A Floripa Airport segue atenta aos feedbacks de todos os usuários para ajustar e melhorar seus serviços, mas analisa que o primeiro mês de operação da nova infraestrutura foi um sucesso, garantindo excelência no atendimento aos passageiros e visitantes.