É possível diminuir os gastos públicos e o desperdício em empresas privadas com a aplicação da metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) na área da construção civil. No caso dos governos, a metodologia agrega mais transparência e reduz os riscos de aditivos e interrupções que retardam a entrega das obras. O uso da metodologia BIM ainda é recente, mas vem pedindo passagem com uma velocidade espantosa. Por isso, Florianópolis vai sediar esta semana, nos dias 7 e 8, o 1º Congresso BIM CREA-SC, que terá palestrantes nacionais e estrangeiros e traçará um panorama do setor, mostrando cases de sucesso no uso da metodologia.
NOVO AEROPORTO E ESCOLA DA TAPERA
Um bom exemplo é o do novo aeroporto de Florianópolis (Floripa Airport), um projeto gestado e executado com o suporte do BIM que foi concluído dentro do prazo estabelecido. Outro caso é o de uma escola municipal na Tapera que utilizou alguns benefícios da metodologia BIM e que ficará pronta quase um ano antes do previsto, fazendo com que crianças e adolescentes do bairro possam estudar perto de casa já a partir do próximo ano letivo.
OBRIGATÓRIO DAQUI A 2 ANOS
“A partir de 2021, todas as obras executadas com recursos federais terão de usar essa metodologia”, informa a engenheira Késia Alves da Silva, consultora em BIM e organizadora do congresso. A experiência da escola da Tapera será um marco para a administração pública de Florianópolis e tem chance de ser compartilhada com municípios catarinenses e de outros Estados.
MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O CONGRESSO: https://doity.com.br/bim-crea-sc
SERVIÇO
O QUÊ? 1º Congresso BIM CREA-SC
QUANDO? Dias 7 e 8 de novembro de 2019, às 15h
ONDE? Auditório do Corporate Square, na SC-401, bairro Saco Grande – Florianópolis/SC
INFORMAÇÕES? Engenheira Késia Alves da Silva (48) 98801-8344