spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Seminário debate diversidade étnico-racial nas escolas

EducaçãoSeminário debate diversidade étnico-racial nas escolas
spot_img
spot_img

Compartilhe


Assessoria de Imprensa

Com o desafio de oportunizar a vivência de diferentes culturas, bem como entender as diferentes contribuições dos povos para a ciência, a tecnologia e a filosofia, acontece, nos dias 19 e 20 de novembro, das 8h às 17h, o V Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, com o tema: “A Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Projeto Político Pedagógico das Instituições Educativas”. O evento será realizado no auditório Arvoredo, no CentroSul, localizado na Avenida Gustavo Richard, Baía Sul, Centro.

O objetivo do evento é socializar as experiências educativas relacionadas à diversidade étnico-racial, desenvolvidas com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e comunidades na Rede Municipal de Ensino da Capital. O público é formado por educadores, universitários, gestores e militantes de movimentos sociais. As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, localizado na Rua Ferreira Lima, 82, Centro, até quarta-feira, dia 18. Mais informações pelos 2106-5606 ou 2106-5904.

No primeiro dia do evento, quinta-feira, haverá uma apresentação do grupo de dança afro Mitos, além de uma mesa redonda com o tema “O cenário étnico-racial brasileiro e as políticas educacionais de promoção da Igualdade Racial”. Na sexta-feira, a programação inicia com a palestra “O plano Nacional de Implementação da lei 10.639/03: perspectivas”, bem como, uma palestra da lei no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, ministrada pelos coordenadores do programa de Diversidade Étnico-Racial da SME. A lei 10.639/03, juntamente com a 11.645/08, determina a obrigatoriedade da cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

Projetos

Entre os projetos realizados pela Secretaria de Educação em favor da diversidade étnico-racial, estão o “Raiz”, “Teia” e “Identidades e Corporeidades”. O Projeto “Raiz” pretende oportunizar o debate sobre a representação do negro, abordando questões históricas que são responsáveis pela exclusão social. Os temas são debatidos entre os educadores e levados para a sala de aula. A partir daí são realizadas atividades pedagógicas com os alunos, visando trabalhos coletivos com outras turmas e professores.

O projeto “Teia” propõe gerar tecnologia e acervo para auxiliar a ação dos educadores e o “Identidades e Corporeidades” subsidia projetos de pesquisa que colaborem com o resgate da história das diferentes etnias e raças, com o objetivo de fortalecer a identidade dos alunos.