A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove, durante o mês de novembro, três apresentações dentro do projeto Sexta no Jardim – Ano 3. Haverá espetáculo com a cantora Iara Germer, com os grupos de percussão Bateria-Mirim e Africatarina, e com a banda Vinegar Tom. Realizado no jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, o projeto busca difundir e ampliar o acesso aos bens culturais, além de valorizar os artistas locais, mantendo um programa regular de apresentações artísticas no jardim do museu, sempre às sextas-feiras, no final da tarde, às 18 horas. A entrada é gratuita.
Inaugurado em setembro de 2006, o jardim do Palácio Cruz e Sousa tornou-se um ponto de referência no centro da cidade como espaço de convívio e lazer. Atualmente, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está realizando no terreno do museu as obras do Memorial Cruz e Sousa. Além de um local para abrigar a urna mortuária do poeta simbolista, o espaço contemplará sala de leitura, biblioteca de autores catarinenses e pequena cafeteria, podendo abrigar lançamentos e saraus literários. Devido às obras, os portões do jardim estão sendo abertos apenas para eventos programados, como o Projeto Sexta no Jardim.
No dia 13 de novembro, a cantora Iara Germer (acima), acompanhada pelos músicos Luis Sebastião (violão 7 cordas), Alexandre Vicente (baixo), Neno Moura (bateria), e Alexandre Damaria (percussão), apresentará um tributo ao violonista e compositor Baden Powell e seus parceiros Vinícius de Moraes e Paulo Cesar Pinheiro. A direção musical é do violonista Luiz Sebastião.
Já no dia 20 de novembro haverá apresentação dos grupos de percussão de crianças e jovens Bateria-Mirim, do bairro Chico Mendes, e Africatarina, da Armação do Pântano do Sul. Eles apresentam, sob a regência de Edson Roldan, ritmos afro-brasileiros em um show de batucada.
E no dia 27 de novembro, show com a banda Vinegar Tom (abaixo). O conjunto foi formado em 2007, para integrar a peça de teatro que levava o mesmo nome. Oito músicas inéditas foram compostas pelo grupo para a trilha sonora do espetáculo. Após um ano de sucesso em cartaz, a banda foi convidada para tocar em outros eventos e conquistou seu espaço na noite de Florianópolis. Vinegar Tom agitou bares da Lagoa, palcos como o do CIC e do TAC, participou do Projeto Rock, animou festas de eventos particulares e das universidades UFSC e UDESC. Atualmente, a banda investe no trabalho com músicas autorais que misturam a MPB com batidas no estilo soul, funk e disco.
O QUÊ: Projeto Sexta no Jardim – Ano 3.
QUANDO: 13, 20 e 27 de novembro, sextas-feiras, às 18 horas.
ONDE: Jardim do Palácio Cruz e Sousa, Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8091 / mhsc@fcc.sc.gov.br.
QUANTO: gratuito.