Mastologistas e radiologistas da grande Florianópolis participam no próximo dia 31 de um encontro científico de atualização sobre biópsias e manejo de lesões impalpáveis na mama. O evento é promovido pela Clínica Imagem e terá como palestrantes a radiologista Aline Patrícia Bianchini e a ginecologista Sandra Teixeira.
A tecnologia é aliada importante de médicos e pacientes no diagnóstico precoce e detalhado do câncer de mama, doença que pode acometer até 12,5% das mulheres em algum momento da vida. “Além do exame por imagem, essencial a partir dos 40 anos, hoje a avaliação de casos suspeitos pode ser feita por biópsias cada vez menos invasivas ou agressivas e ao mesmo tempo capazes de identificar diferentes ‘subtipos’ de câncer”, diz Aline Patrícia Bianchini, que é especialista em radiologia diagnóstica de mama e pelve feminina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atualmente integra a equipe da Clínica Imagem.
Ela explica que as análises genéticas permitem traçar o perfil da doença, informação auxiliar na determinação de tratamentos. “Podemos dizer que atualmente não há apenas um, mas diversos tipos de câncer de mama – e o tratamento pode ter variações a partir da informação sobre o perfil da doença”.
Aline participou recentemente de evento em Denver, nos Estados Unidos, quando foram discutidas inovações em biópsia assistida a vácuo, procedimento minimamente invasivo usado em avaliações de microcalcificações e outras lesões mamárias em estágio inicial.
Sobre a Clínica Imagem
A Clínica Imagem, associada à holding administradora de serviços de saúde Hospital Care, completou 25 anos de fundação em 2019 reafirmando os valores que guiam sua trajetória desde sempre: confiança, gentileza, dedicação e respeito. Com unidades localizadas no Centro de Florianópolis e na SC 401, a Clínica Imagem tem mais de duas centenas de colaboradores – profissionais de assistência, equipe de atendimento e um corpo clínico composto por médicos radiologistas, anestesiologistas e cardiologistas – e equipamentos de última geração para realização de exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, entre outros. O aperfeiçoamento contínuo de toda a equipe de atendimento e do corpo clínico é feito com apoio do Instituto Baía Sul de Ensino e Pesquisa Dr. Irineu May Brodbeck (IEP), mantido em parceria com o Hospital Baía Sul para desenvolver também projetos de pesquisa e inovação. www.clinicaimagem.com.br.