A Floripa Airport realizou na noite deste sábado (dia 28) a cerimônia oficial de inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A novíssima infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação nesta terça-feira, dia 1/10/2019.
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport. Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia começou por volta de 19h, com um espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis. A coreografia de Jô Cardoso percorre os diversos temas e personagens da aviação, entre eles, o icônico fiscal de pátio.
Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, garantindo inovação, conforto, eficiência e excelência nos serviços aeroportuários e no atendimento dos passageiros e visitantes.
Características e novidades
- Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento de bagagens em relação ao terminal atual;
- Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;
- Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;
- Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);
- Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),
- Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;
- 10 pontes de embarque ou fingers;
- 45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);
- 8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);
- 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6)
“Nós estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
O hino nacional brasileiro foi executado pelo quinteto de cordas da Camerata Florianópolis e o hino da Suíça, pela cantora suíça, Eliana Burki, que também fez o show de encerramento da cerimônia. A musicista é conhecida por imprimir contemporaneidade ao alphorn, tradicional instrumento suíço. Entre as surpresas da noite, Lukas Brosi, CFO do grupo Zurich Airport, presentou a subsidiária catarinense com uma vaca estilizada, ao estilo Cow Parade, animal que é símbolo do país sede da empresa. Do lado brasileiro, o maestro André Calibrina homenageou a Floripa Airport com um samba, que celebra a importância do novo aeroporto para a cidade.
Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar.
O PRIMEIRO DIA DE OPERAÇÃO
O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP). A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.
O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte.