spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Gamificação inédita na indústria da moda é lançada pela grife Acostamento

Santa CatarinaGamificação inédita na indústria da moda é lançada pela grife Acostamento
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

Durante a Academia Acostamento, que acontece esta semana, foi lançada a plataforma de gamificação Alcatéia, que conecta o mercado da moda em todo o Brasil com foco na loja do futuro. Doação de sangue, ações de voluntariado e trabalhos sociais são alguns dos desafios para conquistar prêmios e serviços de parceiros como Uber e iFood.

Nesta primeira etapa, profissionais de mais de 5 mil lojas multimarcas do Brasil farão um intercâmbio de conteúdos sobre o setor na plataforma de gamificação chamada Rede Alcateia, que foi lançada ontem (25/09), durante a Academia Acostamento. O programa de capacitação continuada é também mais uma inovação no país criada pela grife esta semana, com apoio do Sebrae e Exact Sales, de Santa Catarina. 

A gamificação é uma das ferramentas da Academia, que começa a capacitar o mercado com encontros nacionais e regionais e por meio de plataformas digitais, com conteúdos sobre gestão, marca, produto, inovação, tecnologia e sustentabilidade para agregar ainda mais valor a toda cadeia produtiva do mercado e à experiência de compra por parte do público. 

A Alcateia, criada pela startup catarinense Inside The Box, possui um sistema de pontuação com critérios como acesso e compartilhamento de conteúdos, doação de sangue, trabalhos voluntários e de impacto social. Os pontos acumulados podem, inclusive, ser doados às instituições de caridade. O nome do projeto faz referência ao lobo, ícone da marca, e simboliza a conexão que a Acostamento deseja promover entre o varejo de todo o Brasil. 

"Vamos capacitar o mercado para esta transição ao futuro, que está chegando para todos e, claro, para a indústria da moda. Apostamos nas lojas multimarcas como a principal tendência, onde o público pode ter uma experiência de inovação e a vantagem de acessar diferentes opções em um só local", explica o VP da Acostamento, Delton Batista.

Sobre os critérios de pontuação da Alcateia, o executivo explica que conteúdo só tem sentido se absorvido e compartilhado. Sobre as ações sociais como prerrogativa para pontuação, ele posiciona: "Somos a primeira marca do Brasil a envolver e incentivar toda uma comunidade de indústria, por meio da tecnologia, para fazer a diferença no mundo e tornar o seu entorno melhor".

Delton antecipa alguns atributos da loja do futuro e que serão abordados na plataforma de gamificação. "Chamamos esta loja do futuro de omni impact selling, com ferramentas como espelho 4D, realidade aumentada, integração com o e-commerce, gamificação, indicação da loja por meio da geolocalização, clube e assinatura de roupas, customização digital de produtos e outras facilidades de ambientação virtual onde o principal objetivo é oferecer realmente um ponto de experiência ao público". 

O que também recebe espaço prioritário na gamificação e capacitação é o processo criativo, fator-chave na indústria da moda. E jamais deixará de ser, como explica Deva Ferrasini, diretor criativo da Acostamento: "Está em nosso DNA a cultura do processo artesanal em todas as ramificações da cadeia de desenvolvimento, que envolve o lado artístico da criação. Já nossa execução é inovadora, focada no digital e no ecossustentável. Temos como essência o trabalho artesanal aliado às ferramentas tecnológicas. Este é o grande diferencial da grife e nossa aposta como tendência para o mercado."

Além de técnicas de exclusividade aplicadas aos produtos, Deva aponta formas sustentáveis na moda, como a reciclagem de garrafas pet, malhas ecossintéticas, fios, fibras e produtos – como a viscose e o linho -, que são de origem natural, o couro ecológico, entre outras categorias para se aplicar nesta transformação em direção ao futuro do mercado. 

"Reaproveitamos mais de 70% da água no tratamento das fibras de algodão durante o processo de produção dos jeans e utilizamos alta tecnologia, como a recover, para dar mais elasticidade a esta categoria", relaciona o estilista com exemplos de sustentabilidade e inovação. 

Dentro da Academia e da Alcateia, vamos unir arte e ciência para apresentar tendências exclusivas, antevendo a moda que o consumidor ainda não espera, criando um novo relacionamento das lojas com o seu público e gerando valor de marca por meio da inovação", finaliza Delton Batista.