Com teatro, dança, música e artes gráficas, o evento prepara o público para a Parada do Orgulho LGBTl+ Floripa, que ocorre no dia seguinte.
Como preparação para a Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis (SC), que ocorre no próximo domingo (08), a Acontece Arte e Política LGBTI+, a Gapa SC e o aplicativo Nohs Somos promovem neste sábado a feira cultural Diversa. O objetivo do evento é levar a população LGBTI+ a ocupar as ruas, a arte e a cultura em um evento público, aberto e gratuito a toda a população.
A programação conta com apresentações de dança e teatro, exposição de pinturas e ilustrações, além de rodas de conversa sobre pautas políticas. “Nós acreditamos que, neste momento em que há negligência e falta incentivo a cultura e arte LGBTI+, feiras como a Diversa são importantes para dar visibilidade a essa população e ao que ela produz”, realça Bruno Jordão, diretor de operações da Nohs Somos. “A ideia do orgulho LGBTI+ é a celebração da nossa existência — e essa celebração também é um processo de luta e de mobilização social, não somente festa”, complementa.
Confira a programação completa da feira:
13h – Abertura / DJ Lirous K’Yo
14h – Mesa: Realidade e Direitos da População LGBTI+
Com Renan Quinalha, Lucrécia Borges e Caio Lima
Mediação: Carla Ayres
15h30 – DJ Hudson Pereira
16h50 – Segurando a Pinta com Malcon Bauer (Teatro)
17h – House of Sorceress (Dança)
17h15 – DJ Carol Chiquetti
18h – Rainha Diversa (concurso drag)*
Seletiva para a Parada do Orgulho LGBTI+ de Floripa
Apresentação: Igor Lima (Gazela Tagarela)
Convidadas: Céia Maravilha e Tina Tunel
19h30 – Lucas Star Boy (música)
19h40 – Johnny Beng (música)
20h – Encerramento
Além disso, ao longo do dia haverá exposição de artes gráficas e testes rápidos de doenças como HIV, sífilis e hepatite. O evento ocorre na Escadaria do Rosário, no Centro de Florianópolis. Apoiam a Diversa a Amstel, Gandaia Cultural, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBTl+ Floripa.
Sobre a Nohs Somos
A Nohs Somos é uma startup que idealizou um aplicativo que usa a tecnologia como ferramenta de apoio entre os usuários LGBTI+. São duas principais interfaces: na primeira, quando o usuário estiver em perigo, pode acionar o botão do pânico. Sua localização e as principais informações são enviadas para as pessoas próximas e seus amigos cadastrados no aplicativo, que podem prestar assistência e chamar a polícia. Na segunda interface, o usuário conta com um mapa de segurança que mostra os lugares amigáveis e também eventos, estabelecimentos e profissionais LGBTIs e simpatizantes. A Cheesecake Labs, empresa com raízes no Vale do Silício e que entende de iniciativas de impacto social, irá desenvolver o aplicativo.
Durante a parada LGBTI+, que ocorre na Beira-mar Continental, a Nohs Somos fará um movimento de conscientização sobre diretrizes para o acolhimento do público LGBTI+ seja em estabelecimentos privados ou instituições públicas. A ação faz parte das atividades de pré-lançamento do protótipo da Nohs Somos — a primeira versão da ferramenta será lançada em setembro, para uso web, com a possibilidade de avaliar locais e reportar denúncias.
Serviço
O que: Diversa — Feira Cultural LGBTI+
Quando: sábado, 7 de setembro, das 13h às 20h
Onde: Escadaria do Rosário (Rua Trajano, 1-61 – Centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita