A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), junto com a Celesc e a Fundacentro, promoverá dia 15 de outubro, em Florianópolis, o Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho em Atividade de Telecom (compartilhamento de postes). A ideia é debater o fim do emaranhado de cabos que se tornou problema nas cidades brasileiras já que a questão vai ainda mais além: a ausência de fiscalização coloca em risco a segurança da população.
O ingresso é uma ração animal que será destinada para a ONG Adote um Patudo.
O objetivo da atividade é disseminar conhecimentos sobre saúde e segurança no trabalho nas atividades de telecomunicação em redes de distribuição elétrica, buscando uma cultura de prevenção. O fórum ocorrerá das 8h30min às 16h30min.
A programação contará com a presença de Aguinaldo Bizzo, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), e Gianfranco Pampalon, auditor fiscal do Ministério da Economia. Bizzo vai falar sobre NR-10 e riscos adicionais em atividades de telecom, e Pampalon, sobre o programa de fiscalização do ministério para o setor de telecom em São Paulo.
A ONG Adote um Patudo (Adote Um Patudo Floripa), que será beneficiada pelas rações animais referentes ao ingresso para o fórum, é um projeto social surgido em 2010 em Florianópolis, destinado à esterilização de animais carentes e incentivo à adoção e educação sobre guarda responsável.