spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Encontro de bois tem agenda especial nas comunidades

VariedadesEncontro de bois tem agenda especial nas comunidades
spot_img
spot_img

Compartilhe

A programação do Encontro de Bois de Norte a Sul tem uma agenda especial com os grupos visitantes de outros estados. Nesta quinta-feira (12/11), a Companhia Barrica apresenta-se no Terminal Integrado do Centro (TICEN), às 11h, mostrando as diferentes toadas de bumba-meu-boi do Maranhão e às 19h, o boi Corre Campo de Manaus leva para o mesmo espaço a beleza e musicalidade do Boi Bumbá do Amazonas.

Na sexta-feira (13/11), a partir das 9h, no Largo da Alfândega, acontece a mesa-redonda “Conversa para Boi não Dormir”, com mestres da cultura popular que participam do evento e pesquisadores do folclore. É o momento para troca de experiências e de idéias para fortalecimento dessa diversidade cultural no país. E, às 19h, o grupo Eco Marajoara, de Soure, na Ilha do Marajó (PA) faz uma apresentação especial no Parque de Coqueiros, mostrando a vaquejada marajoara e as toadas de búfalo do Pará.

No sábado (14/11), a partir das 10h30, um grande desfile da “Arca do Mané – Bichos do Boi-de-mamão”, com os principais personagens dos folguedos apresentados no encontro, vai marcar a despedida dos grupos e chamar o público para a última noite do evento no Largo da Alfândega. E às 17h, o Grupo Luar do Sertão apresenta o bumba-meu-boi do Ceará na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

Paralelamente às apresentações e intervenções artísticas e culturais, o evento também vai oferecer exposições, exibições de filmes, oficinas e debates, além de programação musical diária e gastronomia representativa de diferentes etnias que contribuíram para a formação do mosaico cultural existente em Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis.

O Encontro de Bois de Norte a Sul reúne no Largo da Alfândega 23 grupos folclóricos e parafolclóricos de seis estados brasileiros que vão mostrar até sábado a diversidade cultural existente no país através de folguedos que têm o boi como temática, entre eles o bumba-meu-boi, boi bumbá e boi-de-mamão. O evento é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Funcultural, e da Prefeitura de Florianópolis, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Banco do Brasil.


O quê: Encontro de Bois de Norte a Sul
Agenda especial – bumba-meu-boi /Companhia Barrica-São Luís (MA)
Quando: quinta-feira (12/11) – 11 horas
Onde: em frente ao TICEN


O quê: Encontro de Bois de Norte a Sul
Agenda especial – boi bumbá Corre Campo de Manaus (AM)
Quando: quinta-feira (12/11) – 19 horas
Onde: em frente ao TICEN


O quê: Encontro de Bois de Norte a Sul
Agenda especial – Vaquejada Marajoara
Grupo Eco Marajoara de Soure, Ilha do Marajó (PA)
Quando: sexta-feira (12/11) – 19 horas
Onde: Parque de Coqueiros


O quê: Encontro de Bois de Norte a Sul
Agenda especial – bumba-meu-boi / Grupo Luar do Sertão
Fortaleza (CE)
Quando: sábado (14/11) – 17 horas
Onde: Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição