No próximo dia 17, a Secretária Municipal da Receita estará lançando dois novos serviços on-line: Ficha de Inscrição e Atualização Cadastral (FIAC) e emissão da Nota Fiscal de Serviço Avulsa (NFSA). O anúncio foi feito, na terça-feira, pelo prefeito em exercício, Gean Loureiro, na Sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC). Para Gean, esses avanços foram possíveis graças à parceria que a Prefeitura mantém com a classe contábil, por meio do CRCSC e do Sescon da Grande Florianópolis.
“Foi uma contribuição decisiva para que pudéssemos aprimorar e agilizar a prestação de nossos serviços”. Gean explicou que, no dia 23 de novembro, a Secretaria Municipal da Receita oferecerá um treinamento para os contabilistas sobre o preenchimento da FIAC. De acordo com o prefeito em exercício, neste processo, as diretorias das duas entidades se destacaram pela competência e postura ética.
Presente ao encontro, o presidente do CRC/SC, Sérgio Faraco, avaliou que os reflexos positivos serão sentidos não apenas pelos contadores e seus clientes, mas por toda a sociedade.
A FIAC representa uma das partes que compõe o novo sistema de gerenciamento do ISS, amplamente conhecido como SEFINNET, além de ser o primeiro passo para o SEFINNET WEB. A proposta é que, por meio da FIAC, seja montado um banco de dados dos escritórios de contabilidade e contadores cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para maior agilidade, legalização e fidelização dos serviços da Secretaria Municipal da Receita pela internet.
Por meio da FIAC, os contabilistas e empresas contábeis podem atualizar dados cadastrais de seus clientes e contribuintes do ISS no Cadastro de Prestadores de Serviço de Qualquer Natureza – CPSQN, bem como incluir novos contribuintes pela Internet e de forma absolutamente simplificada.
O conhecimento da vinculação dos contabilistas e empresas contábeis a certos e determinados contribuintes (clientes), obtido por meio da FIAC, possibilitará à Gerência de Tributos Mobiliários implantar de forma ampla e integral o novo modelo de gestão do ISS, caracterizado substancialmente por privilegiar ações fiscais preventivas e por estabelecer um canal de atendimento fiscal exclusivo para contabilistas e empresas contábeis.