spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prestes a encarar o Mundial de Skate Park, o manezinho Pedro Barros abre detalhes de sua preparação

EsportesPrestes a encarar o Mundial de Skate Park, o manezinho Pedro Barros...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Muita música, skate no pé e exercícios de fortalecimentos são parte da rotina do atleta

Quando se pensa nos rituais de um atleta de elite, logo vem à mente muita rigidez, horas de fisioterapia e alimentação super regrada. E aí, para trazer uma visão diferente do que é essencial para ser um atleta profissional, aparece Pedro Barros, de Florianópolis: referência máxima de possível medalha nos Jogos Olímpicos para o Brasil no skate. Pronto para encarar o Campeonato Mundial de Skate Park, em São Paulo, a partir desta segunda (09), ele abre sua rotina para uma série especial, que conta mais da preparação de grandes atletas antes de importantes eventos esportivos.

“Muitas vezes, as pessoas acham que é no momento da competição que você precisa estar mais preparado. E não é. Não para mim, pelo menos. O que vale são seus dias nessa semana (que antecede). Como você está com a pista, como você está consigo mesmo…E claro, trabalhar isso tudo, para que no dia da competição possa se estar muito bem”, conta Pedro, em um dos cinco episódios de Se Prepara, produzida pela Red Bull TV.

Para o atleta, algo que é essencial nesse momento preparatório é ouvir música. “O skate está em constante movimento. Você não tem tempo muitas vezes para saber mentalmente se a manobra está certa, se deve voltar. Muito tem que ser feito no instinto. Quando você está conectado com a música, com o que você está vivendo, isso fica muito mais preciso”.

Conhecido por seu engajamento em manter viva a cultura do skate, Pedro também se mostra atento com as demandas socioambientais dos dias de hoje. Ele conta durante a série como isso se reflete também em suas preocupações na hora de se alimentar: “Na minha vida inteira, eu fui criado comendo muita carne e acho que nossa evolução como ser humano é entender um pouco os desafios que a gente tem no nosso meio ambiente agora e como pessoa.” Por conta disso, evita carne vermelha, fritura e tenta comer mais salada, mesmo não sendo um grande fã.

Com relação aos cuidados físicos, ele mostra ao longo dos episódios, um pouco dos exercícios que faz fora das pistas e que o ajudam a melhorar seu desempenho. “Eu lido com quedas no chão de concreto todos os dias da minha vida. Tenho, então, que fazer tudo que puder para deixar meu corpo da melhor forma possível. Os cuidados que o skatista tem com a saúde, são muito diferentes de outros esportistas. Tem que fazer bem para sua saúde, mas não afetar seu estilo em cima do skate. Se eu quero fortalecer meu ombro, por exemplo, e for para a academia fazer um exercício convencional, vou aparecer com um estilão ogro, que não vai ficar legal.”

Para quem quiser ver de perto os resultados dessa preparação, vale acompanhar o Campeonato Mundial de Skate Park. Com entrada gratuita, acontecerá no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, entre os dias 09 a 15 de setembro, e reunirá os principais nomes do skate mundial. Além disso, a competição vale muitos pontos na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Sobre Se Prepara:

Os episódios que contam mais da rotina do Pedro já estão disponíveis. Para acessar, é só clicar aqui.
Neles o atleta fala mais sobre seus hábitos, estilo de vida e como lida com a pressão antes de grandes eventos.

Além de Pedro Barros, atletas como Alison Cerutti, medalhista olímpico de vôlei de praia; Fernanda Maciel, principal nome do Brasil na ultramaratona de montanha; Henrique Avancini, campeão mundial de MTB e outros grandes atletas fazem parte da série e compartilham suas rotinas com o público.