Tablets, mesas e lousas digitais, jogos e aulas interativas: tecnologias transformam aulas em verdadeiras experiências para os alunos.
As escolas da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos já estão inseridas no mundo do ensino interativo e digital. As salas de aula contam com dispositivos (tablets, mesas e lousas digitais) e aplicativos (jogos e aulas interativas) que expandem o aprendizado e transformam as aulas da educação básica e infantil em verdadeiras experiências.
Segundo dados da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, na rede municipal são 10 mesas digitais, 200 tablets, 32 lousas digitais e 32 projetores distribuídos entre 15 escolas municipais, atendendo cerca de 2,5 mil alunos da educação infantil e básica.
Esse novo cenário para a educação iniciou em 2017, quando a secretaria trouxe as mesas digitais. Entre 2018 e 2019, foram adquiridas as lousas digitais e os tablets. Essas tecnologias chegaram para auxiliar professores a prepararem suas aulas e a mostrarem os conteúdos de forma lúdica aos alunos.
Para o secretário de Educação, Adilson Costa, isso acompanha esse movimento digital que os alunos vivem fora das aulas, como o uso do celular, aplicativos, tecnologias e mídias digitais.
É um investimento que se insere no processo digital que já se vive, transformando-se em um passo positivo para a educação municipal, por estenderem os conteúdos que os alunos aprendem nas apostilas, explica o secretário.
Era da educação digital e seus benefícios
Por meio de aulas interativas e recursos como jogos e aplicativos os alunos assimilam e aprofundam o conhecimento que antes era conteúdo abstrato, melhorando o aprendizado de maneira mais lúdica, explica Rosimar Nilda de Oliveira, diretora do Centro de Educação Infantil Senhora Dos Navegantes, em Calheiros.
Esses conteúdos interativos também desenvolvem características como o raciocínio lógico e a concentração, estimulam a memória, a criatividade e a resolução de problemas e a convivência em grupo.
Para os professores, esse novo cenário digital melhora a efetividade do aprendizado no dia a dia em sala de aula, mas exige mais criatividade no planejamento de aula. Se antes o professor precisava pensar em uma aula com o papel e quadro-negro, hoje é necessário criar experiências que integram a tecnologia com outras vivências, como uma aula na natureza para explicar biologia, por exemplo.
“É isso que faz a diferença no aprendizado, a criança poder vivenciar e ter outras experiências com objetos que talvez não tenha no dia a dia dela […] Agora eu tenho novas possibilidades que garantem uma aula mais rica no desenvolvimento” ressalta a Rosimar.
Os jogos e os conteúdos digitais estão fundamentados nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e contemplam os aspectos da nova Base Curricular Comum. Para serem usados em aulas, precisam seguir o planejamento de aula realizado pelo professor.