Quarta edição da Feira de Arte Impressa, que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto no CIC, em Florianópolis, destaca a participação de expositores que trabalham com obras voltadas ao público infantil e dá espaço para a criançada mostrar seu lado artista. Clara Medved é um dos nomes que estreiam nesta edição
A rua foi o lugar que despertou em Clara Medved, de 6 anos, a vontade de desenhar. "Eu via vários grafites pela rua e comecei a ter várias ideias: gatos, corações, unicórnios, planetas. Assim me desenvolvi com artes", conta a pequena, que nos dias 17 e 18 de agosto estreia na Parquinho, seção da Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa dedicada às crianças, em Florianópolis.
O convite partiu da idealizadora do projeto, a produtora cultural Camila Petersen, que conheceu o trabalho de Clara no Instagram (@claqueeh). "Criar uma seção totalmente dedicada às crianças no evento é um propósito meu desde a primeira edição. Tem a ver com a minha paixão pelas crianças e suas formas encantadoras de ver o mundo, como entender que toda criança é artista e também com o objetivo de aproximar as crianças da arte impressa", defende ela, que contabiliza nesta quarta edição do evento 96 expositores, 18 deles na Parquinho.
Além de valorizar e estimular o trabalho dos pequenos, Camila também levanta outra questão. "A sociedade em geral não aceita bem a presença das crianças em espaços públicos, as pessoas simplesmente não têm paciência, isolam e marginalizam todo um núcleo familiar – principalmente as mães, as mulheres. A Parquinho reforça e escancara de vez que a Parque Gráfico é um espaço acolhedor para toda a família", protesta.
Artistas Natos
Imaginação à solta no papel, na parede, em qualquer lugar que sirva como suporte para a criatividade. Clara passa horas se divertindo em meio aos lápis de cor, pincel e qualquer instrumento que permita manifestar suas ideias. Confessou que lá no futuro quer ser pintora ou inventora. É certo que o caminho será o das artes.
"Eu estou feliz com a participação no evento e as minhas amigas também. Elas gostaram que eu vou participar. Elas vão me ver lá na Parque Gráfico, e eu estou muito animada", conta empolgada.
Clara já está com tudo pronto para a feira. Separou seus desenhos preferidos, afirmou que vai pintar por lá ao vivo e também levar algumas histórias que escreveu no auge dos seus 6 anos. Ela curte muito este momento, incentivado totalmente por sua mãe, Julia Medved.
Quando questionada sobre o que é ser artista, disparou mais uma resposta cheia de sabedoria: "É a pessoa ficar feliz com o que está fazendo, podem ser coisas bonitas e feias. Tudo é arte", diz a grande artista, que provoca a reflexão – sem saber – sobre o que pode ter ficado para trás na vida de muita gente, na doce e livre infância.
A Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa tem entrada gratuita, nos dias 17 e 18 de agosto, das 11h às 21h, nas salas Lindolf Bell I e II, no CIC – Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. A programação completa está disponível no site parquegrafico.com
Confira os expositores da Seção PARQUINHO:
ALMA – Atelie de Livros Mal Criados & Phonte 88
Cia Mafagafos
Cla que eh
Clara Reschke
coletivo Elichat
Estúdio Manolo
Fe Sponchi
Gabriela Gil
Imagine Friends
Isadora Beagle
Luiza Hickmann
Mendes Gobbi Art
MiniMôs – Jogos Educativos
Rafael Bento
Ricardo J. Souza
Roisin Hahessy Illustration
Thaís Finger
Toonstopia