O diretor de Marketing e Produtos da Way2 Technology, Danilo Barbosa, e os diretores de Tecnologia e Arquitetura de Sistemas, André Carlucci e Marcel de Castilho, embarcaram no início desta semana para os Estados Unidos, onde passarão dois dias em visita de negócios à gigante americana Dell. A Way2, empresa com sede em Florianópolis que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia, recebeu, em setembro, o Prêmio Dell de Excelência em TI no Brasil. Doze empresas de outros países também receberam a premiação e, nesta semana, executivos das primeiras colocadas a sede da multinacional americana. Além da viagem, as empresas receberam US$ 57 mil em produtos Dell.
Na programação, estão agendadas mesas redondas com executivos da própria Dell, além de especialistas de centros de empreendedorismo. Os temas abordados giram em torno dos desafios atuais e interesses de cada empresa ganhadora. “Será uma ótima oportunidade para a troca de experiências. Uma das mesas será encabeçada pelo presidente da Dell, Michael Dell, um dos empresários mais bem sucedidos do mundo, citado sempre como referência em estratégia de negócios”, destaca Danilo Barbosa.
A Way2 concorre agora com os outros países participantes (Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Índia, Japão, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) pelo prêmio internacional.
O caso ganhador
O caso de sucesso que fez a empresa catarinense vencer o Prêmio Dell de Excelência foi a apresentação de uma solução de gestão da medição de energia por companhias geradoras numa modalidade considerada inovadora para este segmento – como serviço. “Ao ofertar nossas soluções em sistemas de informação para o mercado de energia, verificamos que só conseguíamos atender projetos para grandes empresas. Percebemos que havia um mercado não atendido, com problemas na medição de energia e que não dispunha de recursos para investir numa infraestrutura própria tecnológica”, explica o diretor executivo da empresa, Ricardo Grassmann.
O foco então foi criar uma solução inovadora para que pequenos investidores na geração de energia, principalmente as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), pudessem fazer uso de modernas tecnologias que auxiliam na medição. A alternativa foi oferecer o software da Way2 como serviço para pequenas e médias empresas, com flexibilidade e menor custo de implantação. “O sistema permitiu que nossos clientes pudessem terceirizar a infraestrutura tecnológica para a Way2, com confiabilidade e alta disponibilidade, atendendo, inclusive, as exigências do regulador do mercado de energia brasileiro”, completa Grassmann.
Sobre a Way2
Fundada em 2004, a empresa tem sede em Florianópolis e é especializada no desenvolvimento de soluções para o setor de energia, que envolve serviços de automação e atualização de processos como coleta de dados de medidores eletrônicos e a própria gestão destas informações. Com apenas 16 funcionários, a empresa tem uma taxa de crescimento anual de 40%, atuação em todo o país e em 2008 iniciou seu processo de internacionalização com a realização de dois projetos na Colômbia. Entre os clientes no Brasil estão grandes empresas como Tractebel Suez, EDP Energias do Brasil, Enertrade, Brascan, Electra Energy, Brookfield, Elektro, entre outras.