spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Futebol Catarinense perde ‘Velho Bruxo’ Lauro Búrigo

EsportesFutebol Catarinense perde 'Velho Bruxo' Lauro Búrigo
spot_img
spot_img

Compartilhe

O futebol catarinense perdeu na noite desta quarta-feira o técnico mais emblemático da sua história, Lauro José Búrigo. Campeão em vários clubes do estado, o “Velho Bruxo”, aos 83 anos, estava internado na UTI do Hospital Baía Sul, em Florianópolis, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina manifesta imenso pesar pela morte do técnico que dedicou praticamente toda sua carreira ao futebol de nosso estado. Aos familiares, amigos e admiradores de Lauro Búrigo ficam registrados nossos votos de condolências pela irreparável perda.

A última aparição pública do “Velho Bruxo” foi no evento oficial de encerramento do Campeonato Catarinense deste ano, no dia 22 de abril, no Continente Shopping, quando foi homenageado durante a entrega do Troféu Top da Bola, organizado pela Federação Catarinense de Futebol com o apoio da Associação de Clubes.

Natural de Cocal do Sul, no Sul do estado, Lauro Búrigo surgiu para o futebol no final dos anos 1960, dirigindo o Comerciário (atual Criciúma), onde sagrou-se campeão catarinense em 1968. Dois anos depois levantou a taça com Ferroviário, de Tubarão, e em 1971 foi mais uma vez campeão com o América, de Joinville. Ao todo, o “Velho Bruxo” conquistou vários títulos e dirigiu 17 clubes do estado: Comerciário, Metropol, Ferroviário, América, Juventus, Figueirense, Avaí, Palmeiras, Criciúma, Carlos Renaux, Marcílio Dias, Joinville, Hercílio Luz, Paysandu, Brusque, Chapecoense e Inter de Lages. Também atuou no futebol paranaense no Londrina e na dupla Atlético e Coritiba. Após deixar a carreira no futebol, utilizou toda a experiência para atuar na imprensa como comentarista de rádio e também colunista.

Em 2012, o jornalista Paulo Brito lançou o livro “Segredos de Bruxo”, que trata da vida de Lauro Búrigo, que deixa quatro filhos e netos. O velório está sendo realizado no Cemitério do Itacorubi, na Capital, e o sepultamento ocorrerá às 16h30min.

MINUTO DE SILÊNCIO

Antes da partida Concórdia X Camboriú, válida pelo Campeonato Catarinense da Série B nesta quinta-feira e antes de todas as partidas realizadas em Santa Catarina no próximo fim de semana, será respeitado um minuto de silêncio em memória de Lauro Búrigo.