spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Encontro Cultural Ilha de Palmares em Florianópolis

VariedadesEncontro Cultural Ilha de Palmares em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Associação Cultural Ilha de Palmares, estende o convite a todos (as) praticantes de capoeira, pesquisadores (as) e comunidade em geral a participarem do Encontro Cultural Ilha de Palmares, que será realizado entre os dias 09 e 20 de novembro de 2009.

Este evento tem a intenção de proporcionar uma maior visibilidade às diversas manifestações afro-brasileiras, em específico à Capoeira, Maracatu, Samba de Roda, Maculelê e Dança-Afro, incentivando relações interculturais.
Durante a programação serão proporcionadas diversas oficinas de Capoeira com Mestres, Contramestres e Professores para crianças e adultos. O evento terá a participação de Mestres e praticantes da capoeira de Santa Catarina e do cenário Nacional.

Esta é uma realização da Associação Cultural Ilha de Palmares em parceria com a Associação de Capoeira Angola Palmares. Apoio: AMOSAD, Clemar Engenharia, Degustati, Curvão Confecções, Capoeira Quilombola, TerraMar Empreendimentos Imobiliários, SETT, Mercado Martins, Açougue Silva, Pizzaria Fornelos, Papelaria Grafite, Escola Estadual Idelfonso Linhares, Governo do Estado de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Brasil um País de todos e todas.

Informações no síte www.ilhadepalmares.com.br – Fone: 9971-9503.


A Associação Cultural de Capoeira Ilha de Palmares (ACIP) tem sede na Servidão Antônio Barranco, nº 97, Fortaleza da Barra, em Florianópolis (SC). Atualmente, através da Lei Federal N° 9.790 de 23/03/1999 (lei das OSCIP) a ACIP está requerendo a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público tendo como.

Hoje a ACIP conta com 08 instrutores – 01 mestre, 02 contra-mestes e 05 professores – que desenvolvem trabalhos com capoeira ministrando aulas para crianças, jovens e adultos no bairros Carianos, Prainha, Morro da Caixa, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Centro, Itacorubi, Capoeiras, Trindade, além de aulas na UDESC (CEART) e no bairro Madri em Palhoça. Estas aulas ocorrem em Centos Comunitários, Escolas e Academias.

Breve Histórico

A instituição iniciou seus trabalhos com capoeira em 1982 com os pescadores artesanais e rendeiras da Barra da Lagoa. Em 1984, a Associação realizou atividades de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina.
A partir de 1988 a ACIP filiou-se a Associação de Capoeira Angola Palmares, sediada em Salvador (BA).

Em 1995 a Associação Cultural de Capoeira Ilha de Palmares é reconhecida oficialmente como entidade de Utilidade Pública Estadual. Seu compromisso coma a capoeira angola, compreendida como manifestação da cultura Afro-brasileira, sustenta-se a partir do elo entre educação, cultura e meio ambiente.

Desde então, a Associação vem desenvolvendo projetos nas áreas sociais e culturais, acreditando que a capoeira como arte é um instrumento criador de valores próprios, essenciais ao desenvolvimento humano, podendo contribuir para inserção social, além de fortalecer a vida artística do município de Florianópolis.

No ano de 2004 a ACIP realizou na praia da Barra da Lagoa, em parceria com o Instituto Unibanco, o Projeto “Verão Limpo”. As ações eram focadas em atividades de recreação infantil e educação ambiental. Neste mesmo ano e em 2005, agora em parceria com a ONG “Aliança Nativa”, foi realizado o Projeto “Capoeira, Meio Ambiente e Integração Social”. O projeto atendeu cinco comunidades carentes de Florianópolis e abordava assuntos como recursos ambientais e renováveis, e anda buscava, através da capoeira, a resocialização de jovens. Na época foram beneficiadas 125 crianças de 7 a 14 anos.

Apresentação do Projeto

“Encontro Cultural Ilha de Palmares”

Cidade: Florianópolis / SC
Data: 09 a 20 de Novembro de 2009.
Produção: Associação Cultural Ilha de Palmares.

Locais:
• Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares – Carianos;
• Praça XV – Centro
• ASTEL – Itacorubi
• Academia Power Fit – Lagoa da Conceição;
• Centro Comunitário – Madri – Palhoça
• Escadaria do Rosário

Justificativa

A história da capoeira em Santa Catarina teve início na década de 1970 com a vinda de personalidades como Mestre Pop, e foi posteriormente enriquecida com a visita de velhos mestres de Bahia. Alguns destes atores ainda fazem parte da viva cultural da nossa cidade.

Desde o seu nascimento, a capoeira de Florianópolis vem evoluindo e crescendo com a contribuição dos saberes e experiências de mestres de outros estados que estiveram, ou ainda estão mais próximos do berço desta expressão da cultura afro-brasileira. Apesar da existência de Mestres de capoeira locais como Pop, Calunga e Pinóquio, ainda hoje é importante promover uma atmosfera ainda mais rica para as gerações novas, assim como para o aprimoramento e crescimento dos atuais professores de capoeira.

Desde 2007 a ACIP desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes de forma gratuita na Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares, no bairro Carianos.

Na perspectiva que estes e outros jovens vivenciem um pouco do universo da capoeira e de outras expressões culturais, além de contribuir para evolução dos educadores populares envolvidos com a capoeira de Florianópolis, este evento pretende unir mestres consagrados de outros estados e mestres locais em atividades que se realizarão durante duas semanas.

Objetivo Geral

Promover um espaço de aprendizado para crianças do bairro Carianos e a capacitação de educadores populares do universo da capoeira florianopolitana através da troca de experiências e saberes entre professores, contramestres e mestres, tanto locais quanto de outros estados.

Objetivos Específicos

• Formação e capacitação de educadores populares de capoeira pelo intercâmbio com renomados mestres de capoeira da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina;
• Promover oficinas e o Batismo de capoeira para crianças e jovens com professores, contramestres, e mestres de capoeira locais e de outros estados;
• Levar outras manifestações culturais como Maracatu e Dança – Afro ao bairro Carianos;

Público Alvo

Crianças, jovens e adultos que praticam capoeira, educadores populares que trabalham com capoeira, a comunidade do bairro Carianos, e demais interessados em manifestações da cultura afro-brasileira.


Cronograma das Atividades

09/11/2009 (segunda-feira-feira)
Oficina Gratuita para Crianças – Prof. Wagner
Local: E. E. B. Idelfonso Linhares – Carianos.
Hora: 17:45 ás 18:45

10/11/2009 (terça-feira-feira)
Oficina Gratuita para Crianças – Prof. Leandro
Local: E. E. B. Idelfonso Linhares – Carianos.
Hora: 17:45 ás 18:45

11/11/2009 (Quarta-feira-feira)
Oficina Gratuita para Crianças – Prof. Jô
Local: E. E. B. Idelfonso Linhares – Carianos.
Hora: 17:45 ás 18:45

12/11/2009 (Quinta-feira-feira)
Oficina Gratuita para Crianças – Prof. Fablício
Local: E. E. B. Idelfonso Linhares – Carianos.
Hora: 17:45 ás 18:45

13/11/2009 (Sexta-feira-feira)
Oficina Gratuita para Crianças – Prof. Marcos
Local: E. E. B. Idelfonso Linhares – Carianos.
Hora: 17:45 ás 18:45

13/11/2009 (Sexta-feira)
Roda de Capoeira.
Local: Astel – Itacorubi.
Hora: 19:30

14/11/2009 (sábado)

Roda de Capoeira para as Crianças
Local: Praça XV – Figueira
Horário: 11:00 ás 12:00

15/11/2009 (Domingo)
Oficina Gratuita para Crianças na Comunidade Carianos;
Local: Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares.
Hora: 09:00 às 12:00.
Instrutor: M. Pop e M. Pinóquio.
Almoço
Local: Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares.
Hora: 12:00 ás 13:00.
Apresentação de vídeos
Local: Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares.
Hora: 13:00 ás 14:00
Apresentações Culturais (Maracatu e Dança Afro)
Local: Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares.
Hora: 14:00 ás 15:00
Batismo
Local: Escola Estadual Básica Idelfonso Linhares.
Hora: 15:00 ás 17:00

16/11/2009 (segunda-feira)
Oficina para Adultos – Mestre Calunga
Local: Astel – Itacorubi.
Hora: 19:45 ás 22:00

17/11/2009 (Terça-feira)
Oficina para Adultos – Contra-Mestre Adão
Local: Power Fit
Hora: 19:45 ás 22:00

18/11/2009 (Quarta-feira)
Oficina para Adultos – Contramestre Gerry
Local: Astel – Itacorubi.
Hora: 19:45 ás 22:00

19/11/2009 (Quinta-feira)
Oficina para Adultos – Formado Moriel
Local: Madri – Palhoça.
Hora: 19:45 ás 22:00

20/11/2009 (Sexta-feira)
Roda de Confraternização.
Local: Escadaria do Rosário
Hora: 18:00