Jurerê Internacional será a primeira praia da América Latina a obter este selo, entre mais de 3.500 praias de 43 países. A instalação da Bandeira Azul está prevista para o próximo dia 30 de novembro.
O prefeito em exercício Gean Loureiro esteve em reunião hoje (9/11), pela manhã, em Jurerê Internacional, juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Jose Carlos Rauen -, mais representantes da AJIN (Associação dos Moradores de Jurerê Internacional). O grupo acertou as melhorias que faltam naquela praia para que seja a primeira do Brasil a obter a certificação ambiental Bandeira Azul.
Segundo o Instituto Ambiental Ratones (IAR) responsável pelo Bandeira Azul no Brasil, ainda faltam pequenas adaptações como a instalação de banheiros públicos para deficientes físicos, acessos para cadeirantes, placas de sinalização e um plano de ações para casos de emergência.
De acordo com o Secretário Jose Carlos Rauen, até o dia 23/11, a PMF (Prefeitura Municipal de Florianópolis) continuara trabalhando para atender os 29 criterios estabelecidos pelo Programa Bandeira Azul:
– educação e informação ambiental: (informação relacionada à qualidade das águas e praias, código de conduta na praia, atividades de educação ambiental);
– gestão ambiental: (estabelecimento de um comitê de gerenciamento da praia, limpeza, existência de recipientes para coleta reciclável, banheiros e chuveiros adequados, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais);
– segurança e serviços: (salva-vidas e material de primeiros socorros, zoneamento de segurança, planos de emergência, mapas indicativos).