spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Pesquisadores da Udesc Esag apresentam nesta sexta estudo sobre ecossistema local de inovação social

EventosPesquisadores da Udesc Esag apresentam nesta sexta estudo sobre ecossistema local de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O resultado de um estudo amplo sobre o ecossistema de inovação social de Florianópolis – que inclui dezenas de iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil voltadas a causas sociais e ambientais – será apresentado nesta sexta-feira, 9, às 16h, no Plenarinho da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é aberto a qualquer interessado, com inscrições gratuitas.

As informações foram reunidas e analisadas pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf), projeto de pesquisa e extensão ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. O Observatório é uma plataforma colaborativa e aberta, que reúne informações sobre as iniciativas de inovação social.

O trabalho de mapeamento e observação dessas iniciativas é feito desde 2017. Elas são cadastradas na plataforma pelas próprias organizações ou pelos pesquisadores do observatório. Depois de mapeadas, as iniciativas têm suas informações complementadas e checadas pela equipe, passando a ser observadas.

Ecossistema

O Observatório tem mapeadas quase 200 iniciativas de inovação social em Florianópolis, das quais atualmente 110 são observadas. A plataforma inclui ainda 228 ações de suporte a esse tipo de ação, por meio de programas de aceleração, apoio técnico, articulação, centros de pesquisa, certificação, espaços de diálogo, financiamento, formação, incubadoras e empreendedorismo social.

As iniciativas mapeadas estão a cargo de vários tipos de organizações. Há coletivos informais, associações, cooperativas, empreendedores individuais, empresas com missão social ou ambiental, fundações, movimentos sociais, plataformas ou aplicativos e programas governamentais, de empresas, universidades ou organizações da sociedade civil.

Essas iniciativas se dedicam a causas diversas. Elas incluem assistências social, ativismo e mobilização política, consumo consciente, cultura e arte, defesa de direitos, desenvolvimento comunitário, desenvolvimento urbano e sustentabilidade, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos dos animais, educação, energias renováveis, esporte e gênero.

Inscrições e informações

Para participar, basta inscrever-se  gratuitamente aqui.

Mais informações podem ser obtidas com Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf) da Udesc Esag, pelo e-mail contato@observafloripa.com.br ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Serviço:
O QUÊ: Obisf Portas Abertas
QUANDO: Sexta-feira, 9 de agosto, das 16h às 18h
ONDE: Plenarinho da Reitoria da Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007 – Florianópolis)
QUANTO: Inscrições gratuitas pela internet.