Grupo de canto coral de Florianópolis está recrutando novos cantores
O Polyphonia Khoros, grupo de canto coral de Florianópolis (SC) mantido pelo Instituto Polyphonia, vai realizar no dia 14 de agosto de 2019 mais uma seletiva com o objetivo de recrutar novos cantores para a sequência da temporada 2019. Neste momento, estão disponíveis duas vagas para o naipe dos tenores e uma vaga para o naipe de contraltos..
Os testes acontecem sob a supervisão e avaliação do maestro do Polyphonia Khoros, Per Ekedahl, e levam em consideração alguns requisitos técnicos necessários para que o candidato seja elegível para a vaga, como experiência prévia em canto coral e leitura musical (solfejo simples).
O candidato deve preparar uma peça própria para cantar (opcional) e uma peça obrigatória para cantar em um quarteto que será completado por alguns cantores do próprio coral (a partitura com essa peça está disponível no site do Polyphonia Khoros.
As inscrições para as seletivas devem ser feitas pelas vias oficiais de comunicação do Polyphonia Khoros, através do site oficial do coral (em contato por e-mail), pelas páginas do grupo nas redes sociais (Facebook e Instagram) e pelos números de telefone de contato (contato também pode ser feito pelo WhatsApp). Não há um custo de inscrição para realizar o teste seletivo.
Os candidatos aprovados na seletiva para as vagas disponíveis devem ter a disponibilidade para participar de todos os ensaios e apresentações do Polyphonia Khoros ao longo da temporada 2019. O coral realiza os seus ensaios regulares nas segundas e quartas-feiras, entre 18 e 21 horas.
Histórico do Polyphonia Khoros
O Polyphonia Khoros fez sua estreia em 2001, na IX Oficina de Música de Itajaí (SC). Desde então, realizou turnês anuais por Santa Catarina, capitais brasileiras e concertos em Buenos Aires e Montevidéu. Também anualmente, o Polyphonia Khoros (PK) realiza diferentes repertórios a cappella e obras sacras para coro e orquestra como “A Paixão Segundo São João” e o “Magnificat de Bach” (2010 e 2005 respectivamente), o “Messias de Haendel” (2007), “A Criação de Haydn” (2008) e a 9o Sinfonia de Beethoven (2007, reprisada em 2009 e 2011), em parceria com a orquestra Camerata Florianópolis.
Ainda que transite entre diversos gêneros, o trabalho principal do PK está no repertório a cappella, onde a maestrina Mércia Mafra Ferreira mostra sua interpretação musical totalmente através das vozes dos integrantes, preferindo para isso interagir com a acústica privilegiada de igrejas. O repertório tradicional do coro inclui os “Três Cânticos Breves” de Ronaldo Miranda sobre poemas de Fernando Pessoa, motetos de Bruckner e as Six Chansons de Paul Hindemith sobre poemas de Rilke.
O PK é também um grupo de intensa atividade operística, tendo sido o coro oficial do Festival Aldo Baldin entre 2002 (quando estreou na montagem de Madame Butterfly de Puccini) e 2009. Em 2004, a maestrina Mércia Mafra Ferreira passou a ser, além de preparadora do coro, a diretora artística destas óperas. Desde 2010, o PK atua como parte da Cia Ópera Santa Catarina. O repertório de ópera do coro inclui, entre outras, “Carmen”, “Cavalleria Rusticana”, “O Barbeiro de Sevilha” e “La Traviata”.
Realizou durante o Biênio 2013/2014 a circulação do projeto do Sesc Sonora Brasil em todos os Estados do Brasil com o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, realizando mais de 100 apresentações nos dois anos do projeto .
Em 2018 o grupo realizou, com um octeto , uma gravação de obras de Edino Krieger para um DVD , através do Sesc Nacional, projeto Sonora Brasil. Em 2019, já sob o comando do regente Per Ekedahl, o grupo apresentou o concerto Canções da Disney, sucesso de público e crítica.
SERVIÇO
Seletiva para novos cantores do Polyphonia Khoros
Data: 14 de agosto de 2019
Horário: das 16h e 18h.
Local: Escola Livre de Artes (Sala 2)
Rua Alves de Brito, 334 – Centro – Florianópolis, SC
Contato: (48) 98425-1569 ou (48) 99650-5760 (ambos também via WhatsApp)