spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Casa Cor Santa Catarina propõe inovação no comportamento

EventosCasa Cor Santa Catarina propõe inovação no comportamento
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

Preocupação com consciência ambiental é transmitida aos expositores e visitantes, no evento que acontecerá em Florianópolis no ano que vem.

Além das inovações no design, nas cores e na inserção do artista local, Casa Cor Santa Catarina propõe uma adaptação de comportamento. Quando o evento abrir as portas ao público, apresentará um conceito integrado entre inovação arquitetônica, artística e sustentabilidade.

Enquanto cerca de 3 mil metros quadrados são preparados no Centro Integrado de Cultura (CIC), onde o evento acontecerá em 2010, arquitetos e expositores trabalham optando por materiais ambientalmente adequados. A atenção com a preservação ecológica é uma marca de Casa Cor, que em 2009, em São Paulo, incorporou o Casa Hotel e o Casa Kids como eventos simultâneos.

Com apoio da Novo Ciclo, empresa especializada em soluções sustentáveis para o lixo, a incorporação da sustentabilidade ao evento envolve o uso de materiais ecologicamente corretos na preparação dos espaços, orientação aos expositores, separação e reaproveitamento do material descartado.

A primeira meta é reduzir o lixo em 70%, para alcançar o objetivo simbólico do selo “Lixo Zero”, que é um conceito perseguido pela Casa Cor internacionalmente por meio do tema: “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”. Para isso, os materiais descartados são separados em categorias e a elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos seus materiais após o uso, no chamado design reverso.

Para os representantes da Novo Ciclo, os principais pilares que viabilizam a reciclagem são a engenharia, a educação, o design e o marketing. Estes conceitos estarão presentes na edição de Casa Cor no estado, que terá residuários de coleta específicos para eventos, projetados pela empresa.

O trabalho é desenvolvido oferecendo toda a logística para a destinação adequada dos resíduos, que vão desde pilhas, baterias e papéis até óleo de cozinha. A coleta destes materiais é periódica, simplificada pelo fornecimento de recipientes especiais. Além da facilitação logística, a empresa distribui um kit educativo, que faz parte das suas ações de educação, marketing e conscientização.

A compreensão de que a relação entre o consumidor e um produto vai muito além da compra e uso está transformando o comportamento do mercado. Mais de 30% das decisões de consumo já são pautadas no aspecto social da empresa. Quando a interação com o público, proporcionada pelo evento, que é o maior das Américas no setor, é permeada por ação social, a transformação é redimensionada.

Um pouco mais sobre a Casa Cor

A empresa foi fundada em 1987 e atualmente é a maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina. A mostra acontece anualmente em um imóvel decorado e desenhado por profissionais selecionados, cada um responsável por um ambiente.

Santa Catarina tem a 16ª franquia da marca Casa Cor. A mostra terá 60 ambientes e mais de 100 arquitetos envolvidos, além de artistas locais, homenageados pela edição, que tem foco cultural. Para isso, pelo menos seis ambientes serão preparados para interagir com a cultura do estado, diversificada pela presença de imigrantes de várias nações ao longo da história.