Nem mesmo a chuva constante e as baixas temperaturas afastaram os bateristas
Para quem tem uma paixão, nem mesmo as adversidades o fazem desistir. E foi isso que se viu na tarde do último domingo (18), durante a 7ª edição da Orquestra de Baterias de Florianópolis. De crianças a adultos, de profissionais a amadores, os participantes entraram no clima e fizeram mais uma vez história, quebrando o próprio recorde de participantes, já que em 2018 foram 482 e nesta edição 590 bateristas.
Ao longo de três horas de evento, os bateristas executaram, sob o comando dos regentes e da banda oficial clássicos do rock como Smoke on The Water (Deep Purple), Rock and Roll All nNite (Kiss) e Come Togheter (The Beatles) e It's my life (Bon Jovi), em versões especiais com as centenas de baterias tocando juntas. "Muito mais do que quebra de recordes, nosso objetivo proporcionar um momento de integração entre os bateristas, de diversão para o público, mas sobretudo ocupar espaços da cidade com cultura e de forma gratuita", destaca Paula Borges, do Instituto Maratona Cultural. De acordo com o músico e um dos organizadores do evento, Rafael Bastos "a chuva fez com que o evento se tornasse épico e com certeza vai marcar a vida dos 590 bateristas que não largaram as baquetas para provar que a Orquestra de Baterias de Florianópolis é incrível e importante para todos os bateristas do Brasil", destaca.
O projeto, que teve início em 2013, tem como proposta reunir o maior número possível de bateristas, sejam eles profissionais ou amadores, para juntos executarem clássicos da música nacional e internacional. De acordo com a presidente do Instituto Maratona Cultural, uma das responsáveis pelo evento, a ideia é motivar que cada vez mais pessoas, de todas as idades, a tocar o instrumento. “Desde a primeira edição buscamos conciliar clássicos com músicas catarinenses, fomentando ainda mais a produção local e motivando, assim, tanto o músico profissional quanto aqueles de final de semana”, destaca Paula Borges.
A 7ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural da Lojas Koerich, Floripa Shopping, Kairós Cervejaria, DaMagrinha, Engie, Odery Drums, C Ibanez e Zildjian; patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.