spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Circuito Catarinense de Quadrinhos tem estrelas do mundo geek no último fim de semana

VariedadesCircuito Catarinense de Quadrinhos tem estrelas do mundo geek no último fim...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Festival de arte e cultura geek vai até este domingo (18), com exposições,  oficinas, painéis, conversas com artistas, cosplay e sessões de cinema em Florianópolis. Tudo gratuito

O ator, comediante e roteirista Fernando Caruso está de volta a Florianópolis para a terceira edição do Circuito Catarinense de Quadrinhos, festival de arte e cultura geek que ocorre até 18 de agosto. Dessa vez ele vem acompanhado de  Ulisses Mattos e Rafael Studart, com quem forma o grupo Três Elementos — trio que incendeia a internet e convenções nerd Brasil afora com debates bem humorados e apresentações. Eles são convidados para o Encontro HQ, série de palestras com artistas reconhecidos na cena geek nacional, para falar sobre projetos e responder perguntas. O evento, cuja terceira edição começou no dia 10 e já com recorde de público, ocorre no Beiramar Shopping, em Florianópolis. Toda a programação é gratuita.

Nos últimos dias do festival estão programadas mais de 90 atrações, entre sexta e domingo. Talks e Encontros HQ com artistas e master classes com convidados de renome nacional, live art, games, oficinas, cinema, cosplay e muita história em quadrinhos, é claro. 

HQ para proteger o meio ambiente

Entre os destaques da programação está  o professor, designer e quadrinista  Chicolam, criador do Menino Caranguejo, personagem de História em Quadrinhos que defende os manguezais. Ele participa do Talk HQ, no sábado (17).

Além dele, estão na line up de artistas do último fim de semana de Circuito o quadrinista, ilustrador e arte-educador Davi Calil, que já trabalhou na revista Mad e no design de personagens para a série animada Historietas Assombradas, exibida pelo Cartoon Network Brasil; o ilustrador e cartunista Diogo Azê, criador da série de histórias em quadrinhos Alien Ninja; e o pessoal do Jimmy e-Sports, equipe catarinense de esportes eletrônicos com sede em Florianópolis. 

— Nosso objetivo é trazer artistas talentosos, mas que, acima de tudo, consigam conversar e transmitir suas ideias para todos os públicos — diz José Mathias, idealizador do festival junto a Bruno Flesch. 

O projeto é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes  por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O apoio cultural é do Beiramar Shopping. A coordenação geral é da Marte Cultural. 

Cosplay Contest

No domingo (18), vai ter desfile e eleição dos três vencedores do 1º Concurso de Cosplay do Circuito Catarinense de Quadrinhos, realizado em parceria com a produtora Wasabi Show. No total, o festival vai distribuir R$ 1 mil em prêmios para os melhores cosplayers de quaisquer personagens de acesso público. O regulamento completo está no site.

Cinema no Circuito

No sábado (17) tem Cine Show, com o filme A Turma da Mônica – Laços. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do cinema.

E em todos os dias do festival ocorrem três sessões diárias da Fête D’Animation AF, mostra de curtas de animação francesas promovida pelo Institut Français e a Aliança Francesa Florianópolis. As animações selecionadas são premiadas e com temáticas para todas as idades.

Oficinas para colocar a mão na massa

Que tal aprender técnicas para construir narrativas e conseguir contar a história que você criou? E ainda: entender como criar personagens. Essas são apenas duas das possibilidades que as oficinas que acontecem no espaço Maker Lab dão aos visitantes do festival. Só de sexta a domingo serão sete oficinas diferentes, em mais de 40 sessões distribuídas em três dias de evento. 

 Dentre as oficinas previstas estão ainda as de programação de robô LEGO, quadrinhos e arte sequencial, maratona de puzzles, entre outras. 

— No Maker Lab, nosso espaço de aprendizado, a educação mistura-se ao universo dos quadrinhos. A ideia é, além de divertir, fomentar a economia criativa – uma das áreas mais promissoras para a geração de empregos e contribui para a transformação de diversas esferas sociais e econômicas. Temos muito claro o nosso papel nesse contexto: fomentar o mercado fornecendo conteúdo, instigando a troca de experiências, estimulando a capacitação profissional e desenvolvimento de negócios — afirma José Mathias, idealizador do festival junto a Bruno Flesch.

A programação completa das oficinas está em https://www.circuitodequadrinhos.com.br/.   

 

Hall dos Artistas: artes originais e contato de perto com artistas

O Hall dos Artistas é uma das principais atrações do Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019. Trata-se de um espaço democrático para que artistas já consagrados e também os novos e amadores possam mostrar seus trabalhos, interagir com o público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais relacionados ao universo das HQs.  Participam artistas individuais, coletivos, escolas, estúdios e selos.

Entre os nomes de destaque estão Manu Cunhas, autora de Outras Meninas; Ricardo Manhães, autor de Gothic Girl; Maurício Paiva, de O Fadólico; Diogo Azê, de Alien Ninja; Klewerton, do Buena Lucha; Davi Calil, do Uma Noite em L’Enfer; Carol Pimentel, da Panini Comics; Edu Vieira e Magenta King, professores da Quanta Academia de Artes.

Exposições celebram a história dos quadrinhos e processos criativos

Três exposições vão exaltar a história dos quadrinhos, processo criativo de artista e o universo geek. Na Flash Expo Thony Silas – Batman 80 anos, o artista pernambucano faz homenagem às oito décadas do homem-morcego. Considerado um talento brasileiro com reconhecida experiência internacional, Silas destaca momentos históricos, principais vilões e os coadjuvantes mais importantes na história do Batman.  No vão central do Beiramar Shopping.

Já a Flash Expo Lucas Ferreyra – Sol de Madagascar apresenta a trajetória do desenhista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos argentino. Ele já teve trabalhos publicados em vários países, atuou para a Ape Comics, Diário Catarinense, Ediciones Grapheus e Dreamworks, para quem desenhou os Pinguins de Madagascar e Kung Fu Panda.  No vão central do Beiramar Shopping.

A terceira exposição é assinada pelo artista Luciano Martins. Na Flash Expo Luciano Martins – Meus Heróis da Infância, ele reúne obras feitas ao longo de sua trajetória que homenageiam personagens e heróis dos quadrinhos. É a primeira vez que ele apresenta uma série sobre o tema. No Piso L4, no hall do Cine Show.

— Nunca renunciei aos sonhos da infância e está sendo prazeroso reunir essas obras. São pinturas dos Vingadores e personagens como a Pantera Cor-de-Rosa, por exemplo, produzidas em momentos diferentes — conta Luciano Martins.

_

Apoio Cultural: Beiramar Shopping

Parceiros de Conteúdo: Aliança Francesa Florianópolis, Institut Français, SESI, SENAI e UNIVALI

Parceiros Institucionais: AQC SP, Majestic Palace Hotel e Koerich

Parceiros de Mídia: Revista Gulliver

Promoção: Rádio Atlântida 

Cinema Oficial: Cine Show

Happy Hour Oficial: Unika

Coordenação: Marte Cultural

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Agende-se

O quê: 3º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Quando: 10 a 18 de agosto de 2019

Onde: Vão central do Beiramar Shopping (Rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis). Sessões de cinema ocorrem no Cine Show (Piso L4), o Papo HQ na Cervejaria UNIKA (Piso L4) 

Quanto: gratuito. Oficinas, master classes e painéis Papo HQ / Talks estão sujeitas a lotação. Ingressos devem ser retirados meia hora antes. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Siga-nos: @circuitocatarinensequadrinhos e www.facebook.com/circuitocatarinensedequadrinhos 

Informações e programação completa:  https://www.circuitodequadrinhos.com.br/