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Florianópolis, 26 novembro 2024
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Inova+Ação supera expectativas e lota trilhas durante à tarde

EventosInova+Ação supera expectativas e lota trilhas durante à tarde
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Cerca de 1,6 mil pessoas circularam nas salas da CDL Jovem, ABComm/SC e Acate

Para falar de empreendedorismo e inovação para o varejo, a CDL de Florianópolis, em parceria com Sebrae/SC Acif, ABComm/SC, Abrasel, Acate e Asbea/SC, promoveu a terceira edição do Inova+Ação, superando as expectativas durante as palestras do período da tarde. O evento reuniu empresários de diferentes seguimentos em busca de novidades para aplicar nos negócios.

Durante a tarde, a riqueza dos conteúdos lotaram as três trilhas das 13h30 às 18h, recebendo cerca de 1,6 pessoas. A sala da CDL Jovem era uma das mais disputadas, tanto que a organização precisou alterar a última palestra para o palco principal para atender o público.

Uma das palestras mais comentadas da trilha “Super+Ação” foi com o professor Steven Dubner, apresentando “Atitude ou Nada” – apontando a capacidade de enxergar "além dos olhos" e o talento para criar e reinventar. O especialista entrou no lugar do presidente da Associação Chapecoense de Futebol, que precisou cancelar a participação.

Já na trilha da Acate “Tecnologia para o Varejo”, os palestrantes focaram nas tendências e oportunidades para o futuro do varejo. De acordo com o palestrante Marcos Tutui, a mudança no perfil do consumidor e o uso de dispositivos móveis, assim como a integração entre loja física e on-line impacta expressivamente o varejo. É preciso planejar para atender e entender as necessidades dos consumidores.

E na trilha da ABComm a trilha “DIGITALIZE-ME 2019 – Comércio Eletrônico para o Varejo”, trouxe especialistas que deram dicas preciosas para identificar as reais necessidades dos clientes, além de apresentarem exemplos sucesso que conquistaram os consumidores pelos produtos.

Uma das novidades deste ano foi a criação da sala “Práticas Inovadoras em Entidades”. Neste ambiente, os presidentes das entidades parceiras puderam contar para um seleto grupo de empresários as ideias e as experiências que deram certo e como alcançaram o sucesso.

Palco Principal

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) apresentou para o público um roteiro de inovação com o tema “O varejo físico não morreu”. Com 29 projetos – a maioria na região central de Florianópolis, os critérios de seleção adotados foram de experiência do consumidor a renovação dos espaços, sem deixar de lado a criatividade do projeto e modelo de negócio. O guia apresentado, e entregue aos participantes, deve servir como fonte de inspiração àqueles que pretendem inovar nos ambientes coorporativos.

Para falar de Futurismo, o especialista Demetrio Teodorov subiu ao placo e deixou a plateia desnorteada com as possibilidades de negócios para um futuro não muito distante.

Segundo Teodorov, a inovação se dá em olhar as oportunidades e aplicar sem medo de errar e que inovar é mais estudo de comportamento do que tecnologia. Para ele, os pilares “pessoas, negócios, tecnologia e tendência” são os que norteiam à inovação pura, seguindo essa estratégia as probabilidades de errar, são mínimas. “Depois que entendemos como é simples e objetivo inovar, conseguimos aplicar melhor as ações em nossas vidas e negócios”, afirmou o palestrante.

Para fechar o palco principal deste ano, o presidente da Stone, Augusto Lins, deu uma aula de empreendedorismo e falou da sinergia que levou a marca para o clube de unicórnio. A empresa Conseguiu levantar US$ 1,5 bilhão — o valor mais alto obtido por uma empresa brasileira desde 2013 —, e alcançou um valor de mercado de cerca de cerca de US$ 10 bilhões.

De acordo com Lins, a era digital produziu nos consumidores novos comportamentos e expectativas e a que a vida das pessoas é impactada pela forma com que se paga ou adquire algo. Para ele, o empresário precisa investir no cliente. “Conversar de forma individualizada e personalizada é muito importante na hora do atendimento, porque só assim é possível entender e resolver o problema. Esse é o nosso diferencial, dedicar tempo ao nosso cliente – que é o nosso maior bem”, sinalizou o empreendedor.