O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará aberto neste sábado, 10, promovendo atividades culturais gratuitas para adultos e crianças. Com o tema da cultura japonesa, esta edição especial do evento Ceart Aberto à Comunidade, intitulada "Bon Odori – Pela Vida, pela Paz, Hiroshima Nunca Mais!", reunirá uma programação com mais de 30 atividades no campus do Itacorubi, em Florianópolis, das 10h às 18h.
Entre as atividades, palestra sobre o significado das estampas dos quimonos e diversas oficinas temáticas (shuji – caligrafia japonesa; ikebana – arranjos florais; taiko – tambores japoneses; furoshiki – embrulho japonês; bordados sashiko e borocomo; formas de vestir quimono; encadernação manual e costura japonesa; respiração e equilíbrio mente-corpo). Haverá um espaço zen especialmente montado no deck da Udesc Ceart com aplicação de quick massagem e reiki.
E nesta edição do evento, o Espaço Criança desenvolverá atividades lúdicas relacionadas à cultura japonesa – oficina de origami, confecção de esculturas em papel e oficina de mangá. Cerimônia zen budista, cerimônia do chá e outras atividades artísticas também integram a programação, como apresentação musical de taiko, escrita de nomes em japonês, apresentação de dança Bon Odori e apresentações teatrais. Exposições, feiras de culinária, arte, moda e artesanato da cultura japonesa completam a programação do evento.
Confira o cartaz com a programação completa e no site da Udesc Ceart a descrição de cada atividade.
Para as oficinas e apresentações artísticas em espaços fechados, as inscrições e distribuição de senhas gratuitas ocorrem no dia do evento, no próprio local, uma hora antes do início de cada atividade. Para as demais atividades, não é necessária inscrição prévia. As próximas edições do “Ceart Aberto à Comunidade” estão marcadas para 14 de setembro e 9 de novembro.
Bon Odori – Pela Vida, pela Paz, Hiroshima Nunca Mais!
Bon Odori (em japonês: em japonês O-bon [お盆] ou simplesmente Bon [盆]) é um festival que ocorre anualmente durante o verão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China e no qual celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.