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Florianópolis, 26 novembro 2024
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HU adota sistema para tramitação de documentos digitais a partir da próxima semana

SaúdeHU adota sistema para tramitação de documentos digitais a partir da próxima...
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A partir desta segunda-feira, 5, o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) vai adotar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), passando a tramitar somente documentos digitais, num momento histórico para a instituição em termos de agilidade, transparência e sustentabilidade, já que deixarão de circular processos em papel, seguindo uma linha que está sendo adotado em todos os hospitais da rede Ebserh no Brasil.

A partir do dia 5, portanto, a tramitação dos processos dentro do hospital e entre unidades da rede que já utilizam o sistema será feito somente por meio eletrônico. A solenidade de implantação do sistema vai acontecer nesta segunda, às 10 horas, na sala de reuniões da superintendência do hospital.

No momento, a comissão responsável pela implantação do SEI! está finalizando a digitalização dos documentos, ao mesmo tempo em que as chefias estão sendo orientadas a fazerem o curso e organizarem suas equipes para o treinamento.

O gerente administrativo do HU-UFSC, Paulo Portela, destacou o empenho das pessoas envolvidas para resolver os problemas que aparecem neste difícil processo de transição mas acrescentou as vantagens do sistema. “Por todos os depoimentos que ouvi nos hospitais que já adotaram o SEI!, o desafio é grande mas todos saem beneficiados”, afirmou o dirigente.

Ele ressaltou o grande impacto em termos ambientais, pelo fim dos processos em papel, e o ganho em transparência e agilidade. “Por tudo isso, é muito importante que todos se preparem para a chegada do sistema, todos se informem e busquem as suas chefias para se orientarem quanto ao treinamento e ao curso”, resumiu.

A implantação do SEI! traz de imediato a economia na compra de papel, com reflexo na política de sustentabilidade adotada pelos hospitais da rede, além de garantir transparência e agilidade na tramitação de documentos.

O SEI! é um software que busca aperfeiçoar o trâmite de documentos e processos administrativos de forma eletrônica. A plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.