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Florianópolis, 27 novembro 2024
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Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

EducaçãoEscolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro
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Três escolas particulares do bairro Estreito oficializaram esta semana a sua participação no Concurso de Redação do projeto “Sou Estreito e não largo”: o Colégio Criativo, o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima e o Colégio Antônio Peixoto. Na próxima semana devem entrar mais três escolas, sendo duas públicas.

O projeto “Sou Estreito e não largo”, que já recebeu o apoio da Prefeitura na semana passada, tem o objetivo de valorizar o bairro e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. Nesta semana, o projeto foi apresentado com sucesso também na Associação Comercial de Industrial de Florianópolis (Acif) e na Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

O Concurso de Redação “Sou Estreito e conto minha história” envolve os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa visa incentivar o resgate da escrita, oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade local e valorizando justamente o bairro Estreito, sua rotina e as histórias familiares. Serão premiados a primeira, segunda e terceira redação escolhidas, com divulgação dos vencedores no último fim de semana de setembro.

SOBRE O PROJETO

Criado pelo jornalista Paulo Scarduelli, o designer Jorge Dolzan e o publicitário Túlio Sá, o “Sou Estreito e não largo” quer estimular a partilha de valores e costumes do bairro, um dos mais populosos e dinâmicos de Florianópolis, e ressaltar o “espírito do lugar”. Para isso, serão criadas atividades que destaquem as peculiaridades do Estreito, que já foi chamado de João Pessoa e pertenceu ao município de São José até 1944.

Uma campanha institucional marcará o início das ações do projeto, que quer envolver moradores e comerciantes do bairro e áreas próximas, já que a parte continental de Florianópolis é conurbada e densamente povoada. Outra ideia é incentivar as pessoas a conhecerem melhor as características do bairro e consumirem ali, de forma a reforçar a economia local.

15 MIL POR CENTO

Além do concurso de redação, o projeto vai criar o “Baú dos Avós”, ação que visa estimular a busca de documentos antigos (como fotos e vídeos) guardados pelas famílias e que, compartilhados nas redes sociais, mostrem histórias humanas e as mudanças e transformações do Estreito nas últimas décadas.

Também estão previstas ações culturais, esportivas e de negócios, tudo com o objetivo de aproximar as pessoas e famílias em eventos solidários e descontraídos.

“Nosso projeto está tendo grande receptividade e mexendo positivamente com pessoas que moram no bairro e mesmo apaixonados pelo bairro que neste momento não moram aqui. Um dos termômetros são nossas redes sociais. Todo mundo quer contar sua história, dar ideias e ajudar. Para se ter ideia, nossa fanpage tinha apenas cinco seguidores na quinta-feira da semana passada e hoje está chegando nos 800 seguidores, um crescimento superior a 15 mil por cento”, comemora Paulo Scarduelli.

 

Saiba mais sobre o projeto:

www.souestreitoenaolargo.com.br

facebook.com/souestreito/

instagram: @souestreito