spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Ação Social: Praça XV está mais limpa graças a mutirão de voluntários

GeralAção Social: Praça XV está mais limpa graças a mutirão de voluntários
spot_img
spot_img

Compartilhe

“Desculpem o transtorno, estamos preservando o que é nosso”. Estampadas com esta frase, diversas faixas foram espalhadas em torno da Praça XV de novembro, no centro de Florianópolis. Um dos maiores patrimônios históricos da ilha, a praça recebeu uma faxina geral neste sábado, feita por um grupo de quase 200 voluntários. A limpeza é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC/SC), e foi realizada pela segunda vez consecutiva, como parte de uma campanha da Federação nacional das Empresas de Serviços e Limpeza ambiental (Febrac).

Pás, espetos e vassouras comuns e de aço foram usados para retirar cerca de 1.500 kg de lixo da Praça XV. “Já participei no ano passado e gostei, achei que fiz um bem para o meio ambiente e também me entrosei com o pessoal, porque aqui não tem aquela competição de que uma limpou pior, a outra limpou melhor, fica todo mundo unido”, conta Cristiane do Nascimento, funcionária de uma das empresas associada ao Seac/SC, voluntária na limpeza da praça. Durante a ação, foram utilizados mais de 150 litros de desinfetante, além de 27 mil litros de água.

O presidente do Seac/SC, José Augusto Pereira dos Anjos, também ressaltou que a iniciativa integra empresários e empregados do setor de serviços terceirizados, além de promover a melhoria do meio ambiente. “Quando se fala em cidadania se pensa muito em direitos. Temos o direito de ter um meio ambiente preservado, mas também temos o dever de fazer a nossa parte”, afirmou.

Os voluntários varreram a praça, passaram produtos biodegradáveis para retirar a sujeira e por fim enxaguaram o local com jatos de água. Quem passava por ali elogiava a iniciativa “Acho excelente a valorização da Praça XV, sempre trago os turistas para conhecê-la, pois aqui está o monumento aos mortos da Guerra do Paraguai, além de bustos de personalidades históricas como Cruz e Souza, Victor Meirelles, José Boiteux e Jerônimo Coelho”, disse Osnei Raul Adriano, guia de turismo de Florianópolis. A moradora da região, Lúcia Pereira, lamenta que não haja mais iniciativas como esta: “A praça é um dos maiores patrimônios da cidade e deveria ser mais valorizada”, afirma.

A “2ª Ação Nacional Febrac – limpeza de áreas verdes” em Florianópolis contou com o apoio da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Secretaria Municipal de Obras, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Associação dos artesãos de Florianópolis, Küerten e Fundação dos Administradores de Santa Catarina (Fundasc). Neste sábado, diversas capitais do país participaram da campanha da Febrac, promovendo a limpeza de locais de áreas verdes.


O Quê: Ação social para limpeza da Praça XV de Novembro
Quando: 7 de novembro, a partir das 7h
Onde: Praça XV de Novembro – Florianópolis